• Rafael de Angeli

Gurman: Face ID no Mac virá 'dentro de alguns anos'

A Apple planeja levar o Face ID para o Mac "em alguns anos", disse o respeitado jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, em sua mais recente edição do boletim informativo Power On.

Imagem: Reprodução/MacRumors

Em sua recém-lançada newsletter, Gurman diz acreditar que o objetivo final da Apple é mudar todos os seus produtos para o Face ID, incluindo os smartphones e tablets mais baratos, como o iPhone SE e o iPad Air, que hoje ainda apresentam Touch ID. O jornalista diz que o ‌Touch ID‌ continua sendo uma parte importante da linha de produtos da empresa, especialmente para “modelos de baixo custo”, graças a ser "uma alternativa mais barata ao Face ID", enquanto continua a fornecer segurança aos usuários.


"Mas espero que isso acabe mudando. Não vai acontecer este ano, mas aposto que o Face ID no Mac chegará dentro de alguns anos. Espero que todos os iPhones e iPads façam a transição para o Face ID dentro desse período também. Eventualmente, uma câmera embutida na tela ajudaria a diferenciar os dispositivos mais caros da Apple, eliminando o nocth na parte superior. O sensor de reconhecimento facial oferece à Apple dois recursos centrais: segurança e realidade aumentada. O Touch ID, mais conveniente ou não, fornece apenas o primeiro".

Gurman havia relatado, anteriormente, que enquanto a Apple estava planejando seu recém-lançado iMac de 24 polegadas redesenhado, inicialmente planejava incluir o Face ID, mas a implementação do recurso foi adiada. Ao contrário de iPhones e iPads, as telas dos laptops da Maçã são significativamente mais finas, dificultando o ajuste dos sensores de profundidade necessários para o Face ID, observa o jornalista.


Mais adiante, Gurman diz que a Apple acabará incorporando o Face ID nas próprias telas, abandonando a necessidade de um notch no iPhone. O analista Ming-Chi Kuo acredita que tal ‌iPhone‌ pode estrear já em 2022 ou 2023. Quanto ao "Mac desktop" da gigante de Cupertino, a Apple continua a desenvolver um substituto para o iMac de 27 polegadas, que pode apresentar uma tela maior e um chip "M2X" mais poderoso. A empresa, no início deste ano, interrompeu o trabalho no ‌iMac‌ maior (iMac Pro), descontinuando-o, para se concentrar no ‌iMac‌ de 24 polegadas, que foi lançado em abril.

Fontes: Power On (Bloomberg) e MacRumors

26/07/2021 - 1h45