top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Nova tecnologia da Apple pode integrar o Face ID à tela, eliminando de vez o notch

A Maçã está pesquisando como incorporar sensores em telas, potencialmente permitindo o Touch ID e o Face ID juntos e sem notch.

Conceito: AppleTechNerd

Muitos pedidos de patentes recentemente revelados pela Apple têm se preocupado em fazer mais uso dos principais componentes de seus produtos. Isso inclui uma bateria que funciona como um mecanismo de feedback háptico e a incorporação de antenas Wi-Fi em telas. Agora a Apple parece estar olhando para o quanto mais pode ser incluído em um Apple Watch ou em uma tela de um iPhone.


A patente "Photodetectors Integrated into Thin-Film Transistor Backplanes" está preocupada com uma tela TFT. Mesmo que um monitor apresente imagens, ele pode incluir simultaneamente sensores que detectam uma variedade de ambientes.


"Uma matriz de fotodetectores pode ser configurada de várias maneiras como um sensor biométrico, câmera ou sensor de profundidade, por exemplo", diz o pedido de patente, "e pode ser usado para gerar uma imagem (uma imagem 2D), um mapa de profundidade (uma imagem 3D) ou um clipe de vídeo (uma sequência de imagens 2D ou 3D)”.

Essas são todas as funções que os sensores podem fazer atualmente, mas a Apple está se concentrando em obter mais desses sensores — e fazê-los de novas maneiras. Isso inclui formas menos caras, mas também mais finas.


"Dada a ampla gama de aplicações de sensores, qualquer novo desenvolvimento na configuração ou operação de um sistema, incluindo um sensor, pode ser útil", diz a Apple.

"Novos desenvolvimentos que podem ser particularmente úteis são desenvolvimentos que reduzem o custo, tamanho, complexidade, contagem de peças ou tempo de fabricação do sensor ou sistema de sensores", continua, "ou desenvolvimentos que melhoram a sensibilidade ou a velocidade da operação do sensor ou sistema de sensores”.


A proposta da Apple é incorporar fotodetectores dentro de uma tela TFT ou ao lado de uma. Esses sensores podem "ser posicionados atrás de uma tela" ou "ser fixados na tela".


A maior parte do pedido de patente, no entanto, está preocupado com a forma como esse fotodetector pode ser incluído na tela. Seria "anexado à estrutura de várias camadas" e incluiria "um material fotossensível orgânico".


Em última análise, isso significa que a tela para a qual você olha pode estar voltada para você. E fazendo isso sem aumentar significativamente a espessura da tela ou do dispositivo.


Os fotodetectores registram a luz, então é concebível - e o pedido de patente menciona isso - que um desses embutidos possa ser uma câmera real. Mais especificamente, poderia ser uma câmera de identificação facial (Face ID).

Detalhe do pedido de patente mostrando a ideia de múltiplas camadas dentro de uma tela
"[A] matriz de fotodetectores... pode ser configurada para operar como uma câmera frontal, um sensor de bioautenticação ou um sensor de reconhecimento facial", diz a Apple. Ele pode fazer isso "sozinho ou em combinação com outros sensores".

Portanto, essa tela, com esses sensores incorporados, pode ser igualmente capaz de ser usada como Face ID ou Touch ID sob a tela.


Este pedido de patente é creditado a seis inventores. Um deles, Jiun-Jye Chang, trabalhou anteriormente em uma patente para uma tela touch com fotodetectores.



Fonte: AppleInsider

19/02/2021 - 2h41

bottom of page