top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

MacBook Pro de 512 GB e Mac mini de 256 GB têm velocidades de SSD mais lentas que modelos anteriores

O recém-lançado Mac mini com 256 GB de armazenamento e os novos MacBooks Pro com 512 GB de SSD, nos modelos básicos de entrada, têm velocidades de leitura e gravação mais lentas em comparação com as versões da geração anterior com chips M1 e M1 Pro.


Depois de receber muitas críticas ao redor do mundo (1, 2 e 3) durante o lançamento do MacBook Air e do MacBook Pro de 13 polegadas em 2022, o "pesadelo" se repete. Uma desmontagem do novo Mac mini, compartilhada pelo canal do YouTube Brandon Geekabit, revela que o modelo de 256 GB está equipado com apenas um único chip de armazenamento de 256 GB, enquanto a mesma configuração com chip M1 possui dois armazenamentos de 128 GB. Essa diferença explica o motivo do novo modelo possuir um SSD mais lento, já que vários chips NAND permitem velocidades mais rápidas.



O site MacRumors confirmou, com o aplicativo de benchmark Blackmagic Disk Speed Test, que as velocidades de leitura e gravação do SSD para o novo Mac mini de 256 GB são de cerca de 1.500 MB/s, que é cerca de 30% a 50% mais lento do que as velocidades de leitura e gravação para o modelo equivalente da geração anterior, embora os resultados de referência e o desempenho no mundo real possam variar.



Os clientes que procuram velocidades de SSD mais rápidas devem configurar seu Mac mini com processador Apple Silicon M2 com pelo menos 512 GB de armazenamento para evitar esse problema. Um SSD mais lento pode afetar as velocidades de transferência de arquivos, e o desempenho geral também pode sofrer um leve impacto, já que os Macs usam temporariamente o espaço do SSD como memória virtual quando a RAM física é totalmente usada.


Quanto ao Mac mini de ponta com chip M2 Pro, o modelo básico com 512 GB de armazenamento parece ter dois chips NAND a menos do que o modelo baseado em Intel que substituiu, de acordo com uma desmontagem compartilhada por Brian Stucki, do MacStadium.


Os modelos de MacBook Pro e MacBook Air de 13 polegadas, lançados em junho de 2022 com chip M2 e 256 GB de armazenamento também têm velocidades SSD mais lentas devido a um único chip NAND e, evidentemente, a Apple não decidiu mudar de rumo com o novo Mac mini.


Em uma declaração compartilhada com o The Verge no ano passado, a Apple afirmou que os Macs baseados em M2 têm desempenho "ainda mais rápido" para atividades do mundo real, mas não está claro se a declaração se referia ao desempenho do SSD ou geral do sistema:


"Graças aos aumentos de desempenho do M2, o novo MacBook Air e o MacBook Pro de 13 polegadas são incrivelmente rápidos, mesmo em comparação com laptops Mac com o poderoso chip M1. Esses novos sistemas usam um novo NAND de maior densidade que oferece armazenamento de 256 GB usando um único chip. Embora os benchmarks do SSD de 256 GB possam mostrar uma diferença em comparação com a geração anterior, o desempenho desses sistemas baseados em M2 para atividades do mundo real é ainda mais rápido".

Conforme observado pelo site 9to5Mac, os novos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas também possuem velocidades SSD mais lentas quando configurados com 512 GB de armazenamento devido a uma redução nos chips NAND.



Portanto, se você quiser comprar um Mac novo com chips M2, fuja dos modelos de entrada, ignorando o Mac mini de 256 GB e o MacBook Pro de 512 GB de armazenamento. Escolha uma versão com mais capacidade de SSD para ter mais velocidade.



Fontes: Brandon Geekabit, MacStadium, MacRumors

26/01/2023 - 15h53

bottom of page