• Rafael de Angeli

Linha 'iPhone 14' poderá ganhar lente periscópio em 2022

A Apple obteve uma ampla patente para um sistema de lente periscópio, que, segundo rumores, chegará ao 'iPhone 14' pela primeira vez no ano que vem.

Imagem: Divulgação/Huawei P30 Pro

A patente, identificada pela Patently Apple, é simplesmente intitulada "Câmera dobrada" e foi registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.


Os sistemas de lente periscópio tentam resolver o problema de restrições de tamanho interno dentro de um smartphone que podem limitar a qualidade da imagem.


A patente explica:

"O advento de pequenos dispositivos móveis multifuncionais, como smartphones e tablets ou dispositivos pad resultou na necessidade de câmeras de alta resolução e formato pequeno que sejam leves, compactas e capazes de capturar imagens de alta resolução e alta qualidade em low F-numbers para integração nos dispositivos… Deste modo, um desafio do ponto de vista do design de um sistema óptico é fornecer um sistema de lentes de imagem que seja capaz de capturar imagens de alto brilho e alta resolução sob as restrições físicas impostas por câmeras de fator de forma pequeno".

Com a ótica da câmera dobrada, a luz absorvida pelo sensor de imagem é curvado ou "dobrado", permitindo maior zoom óptico e qualidade de imagem aprimorada, mantendo um design de lente compacto apropriado para smartphones. A patente descreve algumas dessas vantagens, dizendo que "os prismas fornecem um eixo óptico 'dobrado' para a câmera, por exemplo, para reduzir a altura Z da câmera".


A tecnologia periscópio permitiria um zoom óptico significativamente maior em iPhones, muito além dos limites atuais de 2x e 2,5x no iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, respectivamente. O smartphone P40 Pro+ da Huawei, por exemplo, possui uma lente de periscópio com zoom ótico de até 10x.



O sistema de câmera dobrada da Apple inclui dois elementos dobráveis ​​leves, como prismas, e um sistema de lente independente localizado entre esses elementos. O sistema de lentes inclui um batente de abertura e um conjunto de lentes. O sistema de lentes pode ser movido independentemente dos elementos de dobramento de luz para fornecer autofoco e estabilização ótica de imagem.


"As formas, materiais e arranjos dos elementos de lente refrativa na pilha de lentes podem ser selecionados para capturar imagens de alta resolução e alta qualidade, enquanto fornecem uma distância focal posterior suficientemente longa para acomodar o segundo prisma".

Os primeiros modelos de ‌iPhone‌ com um sistema de lente de câmera periscópio devem chegar em 2022 ou 2023. O conceituado analista Ming-Chi Kuo disse, inicialmente, que a tecnologia chegaria ao ‌iPhone‌ em 2022, mas, desde então, revisou sua expectativa para 2023. Outras notícias, como da The Elec, sustentaram que a lente periscópio chegará em pelo menos alguns modelos de iPhone em 2022.


Inicialmente, foi dito que a Apple teve problemas para desenvolver seu próprio sistema de lente periscópio porque grande parte da tecnologia é protegida por outras patentes e, portanto, estava procurando comprar os componentes de seus detentores. A Samsung, por exemplo, possui a tecnologia de "atuador tipo bola", usada em muitas lentes periscópio.


Essa concessão pode indicar que a Apple encontrou uma maneira de contornar o alcance das patentes existentes, desenvolvendo sua própria tecnologia com dois prismas dobráveis ​​leves, onde apenas um seria normalmente usado. Isso pode evitar a necessidade de licenciar ou comprar componentes de detentores de patentes, mantendo as vantagens de um sistema periscópio.


No entanto, a patente serve como mais uma indicação de que a Apple está avançando em seus planos de trazer uma lente periscópio para o ‌iPhone‌ para melhorar a qualidade da imagem e a capacidade de zoom óptico, além de reduzir potencialmente a necessidade de colisão da câmera traseira.

Fontes: Patently Apple, The Elec e MacRumors

14/07/2021 - 4h19