• Rafael de Angeli

iPad Pro de 2022 deve adotar chip de 3 nanômetros e 'iPhone 14' processador de 4nm

A Apple lançará um iPad Pro no próximo ano com um processador baseado no processo de 3 nanômetros, da TSMC, parceira de fabricação de chips, de acordo com o Nikkei Asia.

Imagem: Reprodução/MacRumors
"A Apple e a Intel estão testando seus designs de chip com a tecnologia de produção de 3 nanômetros da TSMC, de acordo com várias fontes informadas sobre o assunto, com a produção comercial de tais chips prevista para começar no segundo semestre do próximo ano". "O ‌iPad‌ da Apple provavelmente será o primeiro dispositivo movido a processadores feitos com tecnologia de 3nm, disseram as fontes. Espera-se que a próxima geração de iPhones, que deve ser lançada no próximo ano, faça uso da tecnologia intermediária de 4nm, por motivos de agendamento".

De acordo com a TSMC, a tecnologia de 3nm pode aumentar o desempenho de processamento em 10% a 15% em comparação com a de 5nm, enquanto reduz o consumo de energia em 25% a 30%.


Se a notícia de hoje for precisa, esta seria a segunda vez nos últimos anos que a gigante de Cupertino lança uma nova tecnologia de chip em um ‌iPad‌ antes de usá-la em seus smartphones.


A Apple está usando sua mais recente tecnologia de chip de 5 nanômetros no atual iPad Air (de quarta geração), lançado em setembro, com o tablet equipado com um chip A14 Bionic de 6 núcleos. A empresa não costuma usar nova tecnologia de chip em um ‌iPad‌ antes de estrear em um iPhone, mas foi o que aconteceu em 2020, devido ao lançamento atrasado dos modelos do iPhone 12, que‌ também possuem o mesmo chip A14 Bionic.


Os modelos mais recentes do iPad Pro, lançados em abril, apresentam o poderoso chip M1, que estreou nos Macs com Apple Silicon no final do ano passado. O chip ‌M1‌ é baseado na mesma arquitetura de 5nm, assim como os ‌iPhones 12‌ e o ‌iPad Air‌.


A Apple pode estrear os chips de 3nm em um ‌iPad Air‌ ou ‌no iPad Pro de sexta geração, embora o momento pareça favorável ao ‌iPad "Profissional"‌. A Maçã normalmente atualiza o ‌iPad Pro‌ a cada 12 a 18 meses, fazendo com que um novo modelo de próxima geração possa ser lançado apenas no segundo semestre de 2022.


Isso colocaria o ‌iPad Pro‌ perto do prazo relatado para o uso comercial da tecnologia de 3nm, enquanto a produção de um ‌iPad Air‌ de próxima geração com tela OLED deve começar no quarto trimestre deste ano, com um lançamento para o início de 2022.


De acordo com fontes do Nikkei, o volume de chips planejado para a Intel é maior do que para a Apple, usando o processo 3nm. Diz-se que a Intel está confiando muito na TSMC até que possa colocar sua própria tecnologia interna de volta aos trilhos. A Intel atrasou a introdução de sua própria tecnologia de 7nm para aproximadamente 2023, enquanto o lançamento de seus mais recentes processadores Xeon de 10nm foi adiado para o segundo trimestre de 2022.


O "iPhone 13", previsto para setembro, deve usar um chip A15 de 5nm+. O processo 5nm+, referido pela TSMC como N5P, é a "versão de desempenho aprimorado" de seu processo de 5nm, que fornecerá eficiência de energia adicional e melhorias de desempenho. Esta notícia também apoia uma anterior, afirmando que o chip A16, para os iPhones de 2022, será fabricado com base no futuro processo de 4 nanômetros da TSMC.

Fontes: Nikkei Asia e MacRumors

04/07/2021 - 1h10