top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Lançamento do iPadOS 16 pode ser adiado para outubro por causa do recurso Stage Manager

A Apple planeja adiar o lançamento do iPadOS 16 em um mês, de acordo com a Bloomberg. Embora o iOS 16 ainda deva ser lançado no calendário de lançamento habitual em setembro, a Maçã precisa de mais tempo para aperfeiçoar a experiência do iPadOS 16 no que se refere ao recurso Stage Manager.


De acordo com a notícia, a Apple agora está visando ao lançamento do iPadOS 16 em outubro, pois trabalha para melhorar o novo recurso Stage Manager.


Não sabemos ainda se a Apple planeja grandes mudanças no Stage Manager até seu lançamento em outubro. O iPadOS 16 está atualmente em sua quarta versão beta para desenvolvedores e também está disponível para testadores beta públicos. Até o momento, vimos pequenas melhorias no Stage Manager durante o período de testes beta.


"Durante os testes beta, o sistema atraiu críticas de alguns desenvolvedores e usuários por seus bugs, uma interface confusa e falta de compatibilidade com a maioria dos iPads. O escalonamento do cronograma de lançamento também permitirá que a Apple coloque mais recursos de engenharia na conclusão do iOS 16, a atualização de software que será incluída no iPhone 14 em setembro".

A Bloomberg também observa que atrasar o iPadOS 16 em um mês o aproxima de um novo lançamento do iPad Pro. A Apple está preparando um novo iPad Pro com um chip M2, o que também significará que o iPadOS 16 será lançado mais próximo ou ao mesmo tempo que o macOS Ventura 13.


Durante o processo de teste beta do iPadOS 16, o Stage Manager recebeu várias reclamações de usuários e desenvolvedores. A Apple anunciou que o novo recurso trará uma verdadeira multitarefa "do desktop para o iPad".



Grande parte das críticas ao Stage Manager se concentrou no fato de que o recurso está disponível apenas em modelos de iPads com chip M1. A Apple tentou justificar essa limitação várias vezes, mas as respostas muitas vezes se contradiziam e só acrescentavam mais confusão à situação.


Além do Stage Manager, o iPadOS 16 inclui outros novos recursos, como iCloud Shared Photo Library, melhorias de mensagens, suporte adequado para exibição externa, atualizações do Safari e muito mais. A Apple poderia ter retirado o Stage Manager do iPadOS 16 e adiado separadamente, mas, pelo que parece, está preferindo atrasar toda a atualização.



"Vai ser divertido para os desenvolvedores que estão criando aplicativos universais para as APIs do iOS/iPadOS 16 - eu não posso separá-los, então será o caso de não enviar nada [para a App Store] até o lançamento do iPadOS ou enviar algo mais cedo que esteja potencialmente quebrado [não funcionar] no iPadOS".

Como o desenvolvedor James Thomson aponta no Twitter, um atraso entre o iOS 16 e o ​​iPadOS 16 pode ter um grande impacto, pois muitos desenvolvedores estão criando aplicativos universais com APIs do iOS 16 e iPadOS 16 e não há como separá-los. A única solução é que os desenvolvedores adiem o lançamento de seus aplicativos até que o iOS 16 e o ​​iPadOS 16 estejam disponíveis publicamente.



Esta não seria a primeira vez que a Apple separaria os lançamentos de iOS e iPadOS. Em 2019, o iOS 13 foi lançado ao público em 19 de setembro, enquanto o iPadOS 13 foi lançado em 24 de setembro. Na verdade, a primeira versão do iPadOS 13 lançada era tecnicamente o iPadOS 13.1. O próprio iPadOS 13 nunca foi lançado além do teste beta público e do desenvolvedor.


Fontes: Bloomberg e 9to5Mac

4/8/2022 - 4h28

bottom of page