top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Kuo: Apple interrompe trabalho em Wi-Fi próprio para priorizar chips Apple Silicon de 3 nanômetros

A Apple está interrompendo o desenvolvimento de seu próprio chip Wi-Fi personalizado em um esforço para direcionar mais atenção aos processadores Apple Silicon. De acordo com o conceituado leaker e analista Ming-Chi Kuo, a "desaceleração das atualizações de processadores" é uma preocupação para a Maçã, que quer dedicar mais recursos ao desenvolvimento de chips de 3 nanômetros para seus futuros produtos Apple Silicon.


Kuo diz que a Apple está direcionando a maior parte de seus recursos de engenharia para os chips Apple Silicon construídos em processo de 3 nm para lançamento em futuros produtos. Isso levará a melhorias significativas em "desempenho e consumo de energia" e, portanto, é uma prioridade para as equipes da empresa.


Se tudo correr conforme o planejado, Kuo prevê que os "processadores de 3 nm mais avançados do mundo" da Apple entrarão em produção em massa ainda este ano:


"A desaceleração das atualizações de processadores é desfavorável às vendas de produtos finais (como os chips das séries A16 e M2). Portanto, para garantir que os processadores de 3 nm mais avançados do mundo possam entrar em produção em massa sem problemas em 2023–2025, e a atualização de desempenho e a melhoria do consumo de energia possam melhorar significativamente em relação aos predecessores, a Apple dedicou a maior parte de seus recursos de design de IC [Integrated Circuit Design - Design de Circuito Integrado] ao desenvolvimento de processadores".

A mudança para transistores de 3 nm deve ser um grande benefício para o desempenho dos produtos Apple Silicon, inclusive para processadores usados no Mac, iPhone e iPad. Os chips das séries M1 e M2 são construídos usando um processo de 5 nm, que representa a distância entre os transistores no chip. Quanto menor a distância, melhor o desempenho e a eficiência.


O rumor de Kuo se concentra apenas no chip Wi-Fi personalizado que a Apple estava desenvolvendo para substituir a empresa Broadcom. A empresa ainda está trabalhando em seu próprio modem celular 5G para substituir a Qualcomm, embora os atrasos também tenham afetado esse projeto.



O analista diz que "recursos de desenvolvimento insuficientes" causaram atrasos no projeto do modem 5G. "A própria visibilidade do desenvolvimento do chip Wi-Fi da Apple é ainda menor do que seu próprio chip de banda base 5G", diz Kuo.



"A Apple interrompeu o desenvolvimento de seus próprios chips Wi-Fi; A Broadcom é a maior vencedora da atualização do iPhone 15 para Wi-Fi 6E e a principal beneficiária da atualização padrão da indústria de Wi-Fi para Wi-Fi 6E/7 com maior ASP".

Kuo corrobora uma notícia recente do Barclays, que disse que o iPhone 15 incluirá suporte para Wi-Fi-6E. Na verdade, o ritmo dos novos padrões Wi-Fi, como Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7, é considerado um dos motivos pelos quais a Apple decidiu interromper o desenvolvimento de seu próprio chip Wi-Fi.



Fontes: 9to5Mac e Barclays

27/01/2023 - 16h28

bottom of page