top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iPhones 13 e 13 Pro Max foram os smartphones mais vendidos do mundo no 1º trimestre de 2022

O analista Francisco Jeronimo, da IDC, relatou que o iPhone 13 foi o smartphone mais vendido em todo o mundo no trimestre encerrado em março, apesar dos sérios problemas de fornecimento que a Apple enfrentou durante o período.


A IDC optou por não revelar o número total de unidades vendidas e também não divulgou a participação de mercado individual do dispositivo. O iPhone 12 e o iPhone 11 foram os smartphones mais vendidos de 2021 e 2020, respectivamente. Sendo assim, o forte início do iPhone 13 era esperado. O aparelho é vendido por US$ 799 nos Estados Unidos e R$ 7.599 no Brasil, e oferece o mais recente chip A15 Bionic, juntamente com uma configuração de câmera dupla e uma tela de 6,1 polegadas.



Olhando para a concorrência, o iPhone 13 estava enfrentando principalmente uma batalha frente a frente com outros modelos da própria Apple. O iPhone 13 Pro Max, de 6,7 polegadas, ficou em segundo lugar no primeiro trimestre de 2022, sugerindo que as pessoas estão mais do que dispostas a pagar uma pequena fortuna por uma tela maior.



O iPhone 13 Pro, de 6,1 polegadas, conseguiu um quarto lugar muito respeitável, enquanto o iPhone 13 mini, de 5,4 polegadas, não conseguiu chegar ao top 5, o que explica ainda mais a decisão da Apple de matar o iPhone mini em sua linha que será lançada este ano. Combinada, a família iPhone 13 representou 84% da receita total do iPhone nos primeiros três meses de 2022. O restante veio do iPhone SE de terceira geração, lançado em março de 2022, e dos modelos do iPhone 12 e iPhone 11 mais antigos.


Resultados indicam que o iPhone 14 pode se sair ainda melhor


Uma coisa fica clara nos últimos resultados da Apple: a empresa parece ter encontrado os dois tamanhos de smartphone perfeitos. E isso pode aumentar drasticamente a demanda com a estreia do iPhone 14 em setembro.


Conceito/Reprodução: Technizo/HDblog

Os dois modelos de iPhone de 6,1 polegadas chegaram ao top 5 no primeiro trimestre. Esses dispositivos provavelmente são populares entre os clientes provenientes de iPhones mais antigos de 5,8 ou 4,7 polegadas. Pode até haver algum interesse daqueles que estão substituindo seus telefones herdados de 4 polegadas. Mas talvez mais importante seja o fato de que o modelo Pro de 6,7 polegadas vendeu mais que a versão de 6,1 polegadas. Essa tendência, que tem sido consistente desde o lançamento do iPhone 12 no final de 2020, sugere que geralmente há mais demanda por smartphones maiores.


O iPhone 14 Max, de 6,7 polegadas, pode ser um modelo extremamente lucrativo para a Apple. Ele deve oferecer tudo o que os consumidores adoram no best-seller habitual da Maçã, mas em um formato maior que ainda será muito mais acessível do que a linha Pro.


Só o tempo dirá como serão os resultados da próxima aposta da Apple, mas no próximo ano o smartphone mais vendido pode muito bem ser o iPhone 14 Max de 6,7 polegadas e a empresa poderá ocupar quatro dos cinco primeiros lugares em vez de três.


Samsung ocupa o terceiro e quinto lugares


No top 5 atual, a Samsung consegue preencher as lacunas, embora não tenha feito a lição de casa com sua principal linha Galaxy S22. A demanda por esses dispositivos não foi forte o suficiente para garantir um primeiro lugar. A marca ocupou as posições com dois dispositivos econômicos: o Galaxy A12 de nível básico ficou em terceiro lugar no trimestre de janeiro a março e o Galaxy A32 intermediário ocupou o quinto lugar.


A Samsung é a atual líder no segmento de smartphones de baixo custo e provavelmente manterá sua coroa nos próximos trimestres. Tanto o Galaxy A12 quanto o Galaxy A32 foram substituídos pelos mais novos Galaxy A13 e Galaxy A33, que contribuem ainda mais para a missão da Samsung de oferecer suporte 5G em todos os preços.



Fontes: IDC e PhoneArena

21/5/2022 - 0h45

bottom of page