top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iPhone foi o smartphone mais vendido do mundo no quarto trimestre de 2021

Os iPhones representaram cerca de um quinto de todas as vendas de smartphones no quarto trimestre de 2021, permitindo que a Apple recuperasse o primeiro lugar como a maior fornecedora de smartphones do mundo, de acordo com um relatório da Canalys.


A Canalys, empresa líder de pesquisas em analistas de mercado de tecnologia global, estima que o iPhone representou 22% das vendas mundiais de smartphones no quarto trimestre de 2021. A escala das vendas da Apple se deve à forte demanda pela linha iPhone 13, lançada em setembro do ano passado. O analista da Canalys, Sanyam Chaurasia, disse:


"A Apple está de volta ao topo do mercado de smartphones após três trimestres, impulsionada por um desempenho estelar do iPhone 13. A Apple viu um desempenho sem precedentes do iPhone na China continental, com preços agressivos para seus principais dispositivos mantendo a proposta de valor forte. A cadeia de suprimentos da Apple está começando a se recuperar, mas ainda foi forçada a cortar a produção no quarto trimestre em meio à escassez de componentes-chave e não conseguiu fabricar iPhones suficientes para atender à demanda. Em mercados priorizados, manteve prazos de entrega adequados, mas em alguns mercados seus clientes tiveram que esperar para colocar as mãos nos iPhones mais recentes".

A Apple recuperou o primeiro lugar da Samsung, que reinou como a principal fornecedora de smartphones no trimestre anterior. A Samsung ficou um pouco aquém dos números da Apple, com uma participação de mercado de 20%. A Xiaomi manteve sua posição de terceiro lugar com 12% do mercado.

As vendas gerais de smartphones cresceram apenas 1% globalmente devido a problemas na cadeia de suprimentos, mas a interrupção afetou principalmente fornecedores de baixo custo, em vez de titãs como a Maçã. A Canalys também observou que pode levar vários anos até que os fabricantes de componentes possam aumentar suficientemente sua capacidade de produção para atender a demanda. Os gargalos do setor não devem diminuir até o segundo semestre de 2022.


Embora as restrições da cadeia de suprimentos tenham custado à Apple US$ 6 bilhões no quarto trimestre fiscal de 2021, a cadeia de suprimentos da empresa agora está se recuperando firmemente enquanto se prepara para uma série de lançamentos de novos produtos este ano.



Fontes: Canalys e MacRumors

20/1/2022 - 4h00

bottom of page