• Rafael de Angeli

iPhone 15 Pro deve apresentar Face ID sob a tela e câmera hole-punch da Samsung Display

A Samsung Display está desenvolvendo uma nova tecnologia de câmera sob a tela que a Apple planeja usar para ocultar o Face ID nos modelos do "iPhone 15 Pro" em 2023, de acordo o site coreano The Elec.

Imagem/Conceito: Reprodução/Cult of Mac

Embora os rumores sugiram que os modelos do "iPhone 14 Pro" deste ano apresentarão um "furo" e um "recorte em forma de pílula" (hole-punch e pill-shaped cutout) para os componentes da câmera frontal e do Face ID, respectivamente, a notícia afirma que a Apple está planejando modelos do iPhone 15 Pro com apenas um orifício para a câmera frontal, com o Face ID aparecendo oculto sob a tela.


A tecnologia da Samsung efetivamente faria os sensores do Face ID parecerem invisíveis a olho nu, de maneira semelhante à câmera oculta sob a tela em seu smartphone Galaxy Z Fold3, de acordo com o rumor. No Fold3, a densidade de pixels sobre a câmera sob a tela é menor em comparação com o resto do display para permitir que a luz atinja a câmera, o que resulta na produção de fotos com qualidade relativamente baixa.


Galaxy Z Fold3 5G

Resta saber se a versão do Face ID sob a tela seria tão eficaz e segura quanto o sistema existente hoje com o notch, lançado em 2017 com o iPhone X, ou se haveria outras compensações. Acredita-se que a Samsung está colaborando com a empresa OTI Lumionics, do Canadá, para desenvolver a tecnologia.


Em sua versão em coreano, o The Elec disse que a Samsung planeja primeiro aplicar a tecnologia ao chamado "Galaxy Z Fold5" no próximo ano. Se o desenvolvimento for concluído dentro do cronograma, deve ser seguido pelo iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.


Rumores de um Face ID sob a tela para um iPhone já existem há anos. Em abril de 2021, o respeitável analista Ming-Chi Kuo disse que esperava que a Apple adotasse o Face ID sob a tela para pelo menos um novo modelo de iPhone lançado em 2023, mas não forneceu mais detalhes. O consultor da indústria de telas, Ross Young, também afirmou que o Face ID não seria movido para a tela até pelo menos 2023.



Fontes: The Elec, Cult of Mac e MacRumors

25/3/2022 - 3h09