• Rafael de Angeli

iPhone 13 deve ter cor preta fosca, novo revestimento anti-impressão digital para bordas e mais

Os iPhones de 2021 virão com uma opção de preto fosco para os modelos Pro e Pro Max, um novo revestimento de aço inoxidável que reduz manchas e impressões digitais, um novo design de câmeras traseiras e cancelamento de ruído aprimorado com tecnologia beamforming para chamadas telefônicas.

Conceito: EverythingApplePro

Apesar de estarmos a meses de distância do lançamento, já vimos vários rumores sobre os iPhones de 2021. Conforme nos aproximamos mais do lançamento, novos rumores apontam para algumas mudanças de design, novas cores e novos recursos esperados. As mais recentes informações são do leaker Max Weinbach (via canal do YouTube EverythingApplePro).


Em fevereiro, Weinbach relatou que a Apple planeja incluir uma tela sempre ativa para o novo ‌iPhone‌ deste ano como parte de seu design. Ele agora está atualizando esse rumor, dizendo que além de uma tela sempre ativa de 120 Hz, a Apple provavelmente incluirá uma opção em preto fosco para os ‌iPhones 13‌ Pro e 13‌ Pro Max. O leaker diz que a cor é um "grafite redesenhado". De acordo com ele, a Apple também está experimentando uma cor laranja, quase bronze, para os novos iPhones, mas diz que é improvável que seja lançado.


Conceito: EverythingApplePro

A linha iPhone 12 trouxe de volta o amado design de bordas planas, bem como bordas de aço inoxidável para o 12 Pro e o 12 Pro Max. Desde seu lançamento, os usuários reclamam da capacidade das bordas de atrairem manchas e impressões digitais, especialmente para opções de cores mais claras, como o dourado. A Apple está tentando resolver o problema com o ‌iPhone 13‌ adotando um novo revestimento anti-manchas e impressão digital, de acordo com Weinbach.


Passando para a parte traseira, o leaker diz que o novo módulo da câmera não será completamente plano, mas que cada lente se projetará menos do corpo principal. Além disso, o avanço imediato para o módulo da câmera será menor, reduzindo totalmente a espessura de seu sistema.


Juntamente com um conjunto de recursos anteriormente comentados, o sistema de câmeras dos ‌iPhones 13‌ Pro e 13 Pro Max incluirá um novo processo para tirar fotos de retratos. Weinbach relata que o modo retrato nos novos modelos Pro dependerá significativamente do scanner LiDAR. Atualmente presente nos iPhones 12 Pro, 12 Pro Max e iPad Pro, LiDAR, além de sua função principal com melhorias excelentes na tecnologia de realidade aumentada, também é usado para melhorar a fotografia de uma imagem com pouca luz. No entanto, o leaker diz que a Apple dará um passo adiante com o modo retrato este ano.


Conceito: EverythingApplePro
"O modo retrato nos novos iPhones será amplamente reformulado. Agora, ele dependerá fortemente de um novo processo que combina os dados das lentes e também do LiDAR. O LiDAR será usado especificamente para uma detecção muito melhor de bordas. Coisas como lacunas menores na sinalização das ruas agora devem ser detectadas pelo novo processo. Isso se aplica ao vídeo retrato como uma revisão do modo retrato que a Apple está trabalhando para os iPhones de 2021".

Weinbach diz que dentro do próprio iOS, a Apple também incluirá um novo "modo de correção de estabilização de imagem" que detecta automaticamente e mantém o assunto em foco durante um vídeo. Dado que é baseado em software, não se sabe se o hardware especial dentro dos iPhones de 2021 ativa esse modo ou se poderia estrear silenciosamente, em futuras atualizações do iOS, também em modelos ‌de iPhones‌ mais antigos.


Quanto à linha em si, o leaker diz que a Apple planeja manter o formato do iPhone 13 mini de 5,4 polegadas, apesar de relatos generalizados sobre o fraco desempenho de vendas do iPhone 12 mini. Com o ‌13‌ mini, a Apple está procurando melhorar a vida útil da bateria, um ponto significativo de preocupação para os clientes que apreciam o formato menor. Ele diz que a bateria será maior e que sua vida útil mais longa será melhorada graças à eficiência do chip A15.


Weinbach afirmou, anteriormente, que os novos iPhones incluiriam um MagSafe mais forte, recursos de astrofotografia e a capacidade de fazer vídeos no modo retrato.


Na semana passada, imagens enviadas para o site MacRumors mostraram supostas fotos das telas de vidro dos modelos ‌do iPhone 13, que mostram os alto-falantes frontais realocados para a moldura superior. Se for verdade, seria a mudança mais significativa no design do notch desde sua estreia, no ‌iPhone‌ X, em 2017. O analista Ming-Chi Kuo diz que a Apple planeja mudar para um "design de tela perfurante" (hole-punch) para alguns modelos de iPhone em 2022.


Confira os principais rumores desta notícia no vídeo do canal EverythingApplePro:



Fontes: EverythingApplePro e MacRumors

03/04/2021 - 1h11