top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iPadOS 16.1 é lançado com Stage Manager, multitarefa aprimorada, app Tempo e muito mais

A Apple lançou hoje o iPadOS 16.1, que inclui várias novidades comuns ao iOS 16, além de novos recursos de colaboração e multitarefa e um aplicativo Tempo.


Depois de ser anunciado na WWDC em junho e ter doze versões betas e uma versão RC (Release Candidate), a Apple finalmente lançou o iPadOS 16.1, novo sistema operacional para os iPads.


Colaboração é um conjunto de novos recursos disponíveis no iOS 16 e no iPadOS 16, permitindo que os usuários trabalhem juntos em projetos nos aplicativos da Apple em tempo real.


Novos recursos no app Mensagens permitem que os usuários comecem a colaborar e gerenciar conteúdo compartilhado em Arquivos, Keynote, Numbers, Pages, Notas, Lembretes e Safari, bem como em aplicativos de terceiros.



Por exemplo, quando os usuários enviam um convite para colaborar por meio do Mensagens, todos na conversa são adicionados automaticamente ao documento, planilha ou projeto. Quando alguém faz uma alteração em um arquivo compartilhado, todos podem ver as atualizações na parte superior do tópico no app Mensagens. E quando um usuário está trabalhando em um projeto colaborativo, ele pode pular para a conversa de Mensagens associada ou tocar para iniciar uma chamada FaceTime com seus colaboradores.


A Apple também trará, "ainda este ano", um novo aplicativo Freeform para o iPadOS 16. É como um quadro branco digital que a Maçã diz ser perfeito para sessões de brainstorming (ideias) e oferece aos usuários a capacidade de ver, compartilhar e colaborar em um só lugar, com suporte total para a Apple Pencil. Os usuários podem visualizar as contribuições de outras pessoas à medida que adicionam conteúdo ou fazem edições em tempo real. O Freeform também permite que os colaboradores iniciem uma sessão no ‌FaceTime‌ e vejam as atualizações de outras pessoas diretamente no app Mensagens.



O Mail também recebeu vários aprimoramentos no iPadOS 16, incluindo a capacidade de cancelar a entrega de uma mensagem e agendar e-mails. Um novo recurso Remind Later (Lembrar Mais Tarde) ressurge as mensagens em um horário especificado, e os usuários podem ser notificados se esquecerem de incluir uma parte importante da mensagem, como um anexo ou destinatário.


Além disso, a Apple diz que uma experiência de pesquisa totalmente nova oferece resultados mais completos e precisos, corrigindo erros de digitação e usando sinônimos para termos de busca, e permite que os usuários tenham uma visão mais rica de contatos, conteúdo compartilhado e muito mais.



A gigante de Cupertino também está trazendo uma nova Biblioteca de Fotos Compartilhadas do iCloud para o iPad, que permite que até seis membros da família colaborem e compartilhem fotos em Memórias, Fotos em Destaque e no Widget ‌Fotos‌. Os usuários podem compartilhar todas as fotos anteriores ou usar ferramentas de configuração para contribuir com fotos específicas com base em uma data de início ou nas pessoas nas fotos. ‌Fotos‌ podem ser adicionadas à coleção manualmente ou por meio de proximidade Bluetooth ou sugestões de compartilhamento em Para você. Quando alguém na Biblioteca Compartilhada adiciona, edita ou exclui fotos, a biblioteca é atualizada para todos.



O Safari ganha novas opções de personalização e colaboração. Os grupos de guias compartilhadas permitem que os usuários colaborem em um conjunto de guias com amigos e vejam atualizações instantaneamente enquanto trabalham juntos, compartilham guias e favoritos e iniciam uma conversa diretamente do Safari. Os grupos de guias também recebem páginas iniciais dedicadas que podem ser personalizadas com uma imagem de fundo, marcadores e seções exclusivas que todos podem ver e editar.


O Safari no ‌iPad‌ também está ganhando o recurso Passkeys (Chaves-senha), que a Apple diz ser um método de login mais fácil e seguro projetado para substituir senhas na web e em aplicativos. As senhas são mantidas no ‌iPad‌ para evitar que hackers as vazem ou induzam os usuários a compartilhá-las. Elas são específicas para os sites para os quais os usuários as criam, permitindo entrar em sites ou aplicativos em dispositivos Apple e não Apple com sua senha salva digitalizando o código QR com o ‌iPad‌ e usando o Face ID ou Touch ID para autenticar.



O Organizador Visual (Stage Manager) é uma nova experiência multitarefa que organiza automaticamente aplicativos e janelas para tornar mais rápido e fácil alternar entre tarefas. Pela primeira vez no ‌iPad‌, os usuários podem criar janelas sobrepostas de tamanhos diferentes em uma única visualização, arrastar e soltá-las pela lateral ou abrir aplicativos do Dock para criar grupos de aplicativos. A janela do aplicativo em que os usuários estão trabalhando é exibida com destaque no centro, e outros aplicativos e janelas abertos são organizados no lado esquerdo.



Disponível no iPad Pro (de 2018 e superiores) e no iPad Air com o chip M1, o Organizador Visual vem com suporte total para monitores externos com resoluções de até 6K, para que os usuários possam trabalhar com até quatro aplicativos no ‌iPad‌ e quatro aplicativos no monitor externo.



O Live Text (Texto ao Vivo) está chegando ao vídeo, tornando o texto completamente interativo em quadros de vídeo pausados; o Display Zoom permite que os usuários aumentem a densidade de pixels da tela para que possam ver mais em seus aplicativos; um novo Modo de Referência permite que o ‌iPad Pro‌ de 12,9" com tela Liquid Retina XDR (mini-LED) atenda aos requisitos de cor nos fluxos de trabalho; e o Virtual Memory Swap permite que o armazenamento do ‌iPad‌ seja usado para expandir a memória disponível para todos os aplicativos.



Por fim, a Apple traz um aplicativo Tempo dedicado para o ‌iPad‌. Com apenas um toque, os usuários podem ver as informações meteorológicas mais importantes ou explorar mapas para verificar a precipitação, a qualidade do ar e a temperatura. Os usuários também podem ser notificados quando um alerta de mau tempo for emitido em sua área ou verificar a qualidade do ar usando uma escala codificada por cores. O WeatherKit também está chegando para os desenvolvedores explorarem os recursos do aplicativo Tempo.



O ‌iPadOS 16‌ é compatível com o iPad Pro (todos os modelos), iPad Air (3ª geração e posterior), iPad (5ª geração e posterior) e iPad mini (5ª geração e posterior).


Observação: algumas funcionalidades serão lançadas em futuras atualizações do iPadOS 16 e não estão disponíveis imediatamente no lançamento desta primeira versão 16.1.


 

Confira as novidades do iPadOS 16.1 através das notas de liberação da própria Apple:


Fototeca Compartilhada do iCloud

  • Fototeca separada para compartilhar fotos e vídeos diretamente com até cinco pessoas.

  • Quando você configura ou entra em uma fototeca, as regras de configuração possibilitam que você contribua com fotos antigas com base na data que foram tiradas ou nas pessoas nas fotos.

  • A fototeca pode alternar rapidamente entre a visualização da Fototeca Compartilhada, sua Fototeca Pessoal ou as duas juntas.

  • Com o compartilhamento de edições e permissões, todo mundo pode adicionar, editar, adicionar legendas e apagar fotos, além de adicioná‑las às fotos favoritas.

  • A função de alternar o compartilhamento na Câmera permite enviar as fotos que você tira direto para a Fototeca Compartilhada ou ativar um ajuste para compartilhar automaticamente quando forem detectados outros participantes por perto usando Bluetooth.


Mensagens

  • Edite uma mensagem até 15 minutos depois de enviá-la. Os destinatários poderão ver um histórico das edições.

  • O cancelamento do envio permite que você recupere qualquer mensagem até 2 minutos depois de enviá‑la.

  • A possibilidade de marcar como não lida facilita voltar para uma conversa mais tarde

  • Com o SharePlay no app Mensagens, você pode realizar atividades como assistir a filmes, ouvir música e jogar, entre outras, enquanto conversa com seus amigos e amigas.

  • A Colaboração é uma maneira simples de convidar outras pessoas pelo app Mensagens para contribuir em um arquivo e de receber atualizações quando alguém faz uma edição em um projeto compartilhado.


Mail

  • A busca aprimorada gera resultados mais precisos e completos, além de oferecer sugestões assim que você começa a digitar.

  • O cancelamento do envio permite que você cancele o envio de uma mensagem até 10 segundos depois que clicar em Enviar.

  • O envio de emails pode ser agendado para uma data e hora específicas.

  • A função Lembre‑me permite agendar uma data e hora para receber um lembrete sobre um email.


Safari e Chaves-senha

  • Os Grupos de Abas Compartilhados permitem compartilhar um conjunto de abas com outras pessoas e ver as atualizações instantaneamente, à medida que vocês colaboram.

  • As páginas de entrada dos Grupos de Abas podem ser personalizadas com imagens de fundo e preferidos diferentes para cada Grupo de Abas.

  • Possibilidade de fixar em cada Grupo de Abas os sites visitados com mais frequência.

  • A tradução de páginas web no Safari agora inclui turco, tailandês, vietnamita, polonês, indonésio e holandês.

  • As chaves-senha proporcionam um método mais fácil e seguro de iniciar a sessão, em substituição às senhas.

  • Graças à sincronização realizada pelas Chaves do iCloud, suas chaves-senha ficam disponíveis em todos os seus dispositivos Apple, com criptografia de ponta a ponta.


Organizador Visual

  • Uma nova maneira de realizar múltiplas tarefas no iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração e posteriores), iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração e posteriores) e iPad Air (5ª geração).

  • A possibilidade de sobrepor e redimensionar janelas permite que você ajuste o tamanho dos seus apps e organize o espaço de trabalho ideal.

  • Os Apps Recentes organizados na parte esquerda da tela possibilitam alternar rapidamente entre apps.

  • Os grupos de apps facilitam voltar a eles quando você precisar.


Novos Modos de Exibição

  • O Modo de Referência oferece cores de referência para padrões de cores e formatos de vídeo populares no iPad Pro de 12,9 polegadas com tela Liquid Retina XDR; com o Sidecar você pode usá‑lo como tela de referência para o Mac com Apple Silicon.

  • O novo ajuste de escala da tela aumenta a densidade de pixels para que você possa ver mais nos apps disponíveis no iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração e posteriores), iPad Pro de 12,9 polegadas (5ª geração e posteriores) e iPad Air (5ª geração).


Tempo

  • O app Tempo no iPad é otimizado para a tela maior e inclui animações imersivas, mapas detalhados e módulos interativos de previsão.

  • Os mapas do app Tempo mostram a precipitação, qualidade do ar e temperatura na visualização da localização ou em tela cheia.

  • Módulos interativos revelam mais detalhes, como temperatura por hora ou previsão de precipitação nos próximos 10 dias.

  • Uma escala codificada por cores é exibida para a qualidade do ar, nível e categoria. Além disso, você pode visualizar a qualidade do ar em um mapa para ver recomendações de saúde relacionadas, detalhes sobre poluentes e mais.

  • Fundos animados representam a posição do sol, nuvens e precipitação, com milhares de variações.

  • As notificações de tempo severo informam quando um alerta de tempo severo foi emitido perto de você.


Game Center

  • A Atividade no Painel do Jogo mostra, no mesmo lugar, o que os seus amigos e amigas estão conquistando no jogo atual e em outros jogos.

  • Os Perfis do Game Center destacam suas atividades de conquista e seu placar em todos os jogos que você joga.

  • A integração com o app Contatos mostra os perfis dos seus amigos e amigas no Game Center e permite que você veja o que estão jogando e conquistando.


Pesquisa Visual

  • É possível separar o objeto do fundo da imagem para que fique isolado e você possa copiá-lo e colá-lo em apps como Mail e Mensagens. Disponível no iPad (8ª geração e posteriores), iPad mini (5ª geração e posteriores), iPad Air (3ª geração e posteriores), iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração e posteriores) e todos os modelos de iPad Pro de 11 polegadas.


Siri

  • A configuração fácil do app Atalhos possibilita executar atalhos com a Siri assim que você baixa um app, sem configuração prévia.

  • Um novo ajuste permite que você envie mensagens sem que a Siri peça a você para confirmar antes do envio.


Mapas

  • O itinerário com várias paradas permite adicionar até quinze paradas no caminho no app Mapas.

  • As tarifas de transporte público mostram quanto você pagará em Londres, Baía de São Francisco, Nova York e outras cidades.


Casa

  • O design novo do app Casa facilita a navegação, a organização, a visualização e o controle de todos os acessórios inteligentes da sua casa.

  • A aba Casa agora integra todos os seus acessórios, cômodos e cenas no mesmo lugar, para que você possa ver toda a casa de uma vez.

  • As categorias de clima, iluminação, segurança, água e alto‑falantes e TVs possibilitam acessar rapidamente todos os acessórios relevantes organizados por cômodo e mostram informações mais detalhadas sobre o estado deles.

  • A nova visualização da câmera mostra até quatro câmeras no centro e primeiro plano da aba Casa, e você pode percorrê‑las para ver câmeras adicionais.

  • A nova organização dos acessórios em mosaico mostra ícones mais fáceis de reconhecer e associados por cores com suas categorias, e apresenta novos comportamentos para possibilitar controles mais precisos dos acessórios.

  • Compatibilidade com o Matter, o novo padrão de conectividade para casas inteligentes que permite que diversos acessórios funcionem juntos entre ecossistemas diferentes.


Compartilhamento Familiar

  • O aprimoramento da configuração das contas de crianças facilita a criação de uma conta e inclui os controles parentais adequados, como sugestões apropriadas para a idade para restrições de mídias.

  • Você pode usar o Início Rápido para configurar facilmente uma conta de criança em um dispositivo iOS ou iPadOS novo, com os controles parentais selecionados aplicados.

  • Com os pedidos do Tempo de Uso no app Mensagens, ficou mais fácil do que nunca aprovar ou recusar os pedidos das crianças.

  • A Checklist da Família dá dicas e sugestões, como atualização dos ajustes de controles parentais de uma criança, ativação de compartilhamento de localização ou lembrete de compartilhar a assinatura do iCloud+ com toda a família.


Apps Como os de Computador

  • Barras de ferramentas personalizáveis permitem adicionar as funções que você mais usa nos seus apps.

  • Os menus fornecem contexto adicional para ações como fechar, salvar e duplicar, facilitando a edição de documentos e arquivos em apps como o Pages e o Numbers.

  • As funções de Buscar e Substituir estão disponíveis em apps do sistema, como o Mail, Mensagens, Lembretes e Swift Playgrounds.

  • A visualização da disponibilidade no Calendário mostra a disponibilidade das pessoas convidadas quando você cria reuniões no Calendário.


Verificação de Segurança

  • A Verificação de Segurança é uma nova seção nos Ajustes que ajuda as pessoas em situação de violência doméstica ou íntima a redefinirem rapidamente o acesso que concederam a outras pessoas.

  • A redefinição de emergência permite que você aja com rapidez para redefinir o acesso de todas as pessoas e apps, e inclui a desativação do compartilhamento de localização pelo app Buscar, a redefinição de permissões de privacidade para apps e mais.

  • O gerenciamento de compartilhamentos e acessos ajuda você a rever e personalizar quais apps e pessoas podem acessar suas informações.


Acessibilidade

  • A detecção de porta no app Lupa localiza uma porta, lê as placas e símbolos ao redor dela e dá instruções sobre como abri‑la.

  • O controle auxiliar ajuda as pessoas com deficiências cognitivas a obterem suporte de alguém ao jogar, combinando entradas de vários controles de videogame em um.

  • O VoiceOver agora está disponível em mais de 20 regiões e idiomas novos, como bengali (Índia), búlgaro, catalão, ucraniano e vietnamita.


Esta versão também inclui outros recursos e melhorias:

  • Novas opções para escrever no app Notas: Aquarela, Linha Contínua e Caneta Tinteiro.

  • Compatibilidade com AirPods Pro (2ª geração), incluindo Buscar e Busca Precisa para Estojos de Carga MagSafe, assim como Áudio Espacial Personalizado para criar uma experiência auditiva mais precisa e imersiva, também para quem está ouvindo nos AirPods (3ª geração), AirPods Pro (1ª geração) e AirPods Max.

  • O Handoff no FaceTime permite que você mova ligações do FaceTime direto do iPad para o iPhone ou Mac, e vice‑versa.

  • As atualizações de memojis incluem mais poses, estilos de cabelos, acessórios, narizes e cores de lábios.

  • A tradução com a câmera permite traduzir texto ao redor usando a câmera no app Traduzir.

  • A detecção de duplicatas no app Fotos identifica fotos repetidas para que você possa limpar a sua fototeca rapidamente.

  • As listas fixadas no app Lembretes ajudam você a navegar rapidamente para suas listas favoritas.

  • A Busca na Tela de Início permite que o Spotlight seja acessado diretamente da parte inferior da tela, o que facilita para abrir apps, localizar contatos ou obter informações na web.

  • A Proteção Rápida obtém aprimoramentos de segurança importantes nos seus dispositivos ainda mais rapidamente, pois podem ser aplicados de forma automática entre atualizações de software padrão.


Para obter informações sobre o conteúdo de segurança das atualizações de software da Apple, acesse https://support.apple.com/HT201222



Fontes: Apple e MacRumors

24/10/2022 - 14h00

Comments


bottom of page