top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iOS/iPadOS 15 terão telas reformuladas, novas opções de notificação e privacidade e mais

A Bloomberg divulgou várias prováveis novidades dos próximos sistemas operacionais da Apple, que devem ser lançados em setembro.

Imagem: Reprodução/Blog Dev Genius

A Apple apresentará vários novos recursos e melhorias no iOS/iPadOS 15 ainda este ano, incluindo uma tela inicial redesenhada para o iPad, uma tela de bloqueio atualizada e novas preferências de notificação para usuários, de acordo com Mark Gurman da Bloomberg.


"A Apple está preparando uma grande reformulação de seu software móvel que incluirá uma atualização de como os usuários lidam com as notificações, uma tela inicial redesenhada do ‌iPad‌, uma tela de bloqueio atualizada e proteções de privacidade adicionais para seus dispositivos principais, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto". "A empresa está planejando um novo recurso que permitirá aos usuários definir diferentes preferências de notificação, como se o telefone emite ou não um som, dependendo de seu status atual. O aprimoramento virá na forma de um novo menu que permite aos usuários selecionar se estão dirigindo, trabalhando, dormindo ou categorias personalizadas de sua escolha. O menu será mostrado na tela de bloqueio atualizada e na Central de Controle, no menu do iPhone e do ‌iPad‌ para acesso rápido às configurações". "Também haverá uma opção para definir respostas automáticas para mensagens dependendo de seu status. Isso será uma melhoria em relação ao recurso de resposta automática atual, que está disponível apenas enquanto se está dirigindo. A Apple adicionou alguns recursos de notificação exclusivos, como Não Perturbe e Modo Sono, mas isso marcará a primeira vez que a empresa oferece um recurso de todo o sistema para alterar notificações dependendo do status do usuário".

De acordo com a notícia, a Apple está trabalhando para trazer paridade à tela inical do ‌iPad‌, permitindo que os usuários coloquem widgets em qualquer parte da tela, no estilo do iPhone, em vez da configuração atual que limita o posicionamento à coluna Visualização Hoje à esquerda. A empresa também planeja permitir que os usuários substituam toda a grade de aplicativos por apenas ‌widgets‌, para personalização adicional.


Com o codinome de "Sky", as atualizações de software planejadas da Apple, de outra forma, parecem aprimoramentos seletivos em vez de grandes mudanças. Por exemplo, os rumores indicam que a Maçã está trabalhando em upgrades para o iMessage, com o objetivo final de atuar mais como uma rede social/mensageiro que está em melhor posição para competir com o WhatsApp, embora sejam escassos os detalhes sobre o que essas mudanças poderiam ser.


A gigante de Cupertino também estaria trabalhando na introdução de um novo menu de privacidade que mostrará aos usuários quais aplicativos estão silenciosamente coletando dados sobre eles. A mudança soa como um baluarte adicional contra aplicativos que tentam contornar as proteções que a Apple está introduzindo no iOS 14.5, como suas regras de transparência de rastreamento de apps.


De acordo com Gurman, a Apple está planejando uma atualização menor para o macOS após seu redesenho, no ano passado, com o macOS Big Sur 11, junto com atualizações para watchOS (Apple Watch) e tvOS (Apple TV).


A Apple normalmente lança novas versões do iOS, iPadOS, watchOS e tvOS no mês de setembro, próximo ao lançamento de novos iPhones, e do macOS em outubro, mas a empresa gosta de apresentar os próximos recursos de seus futuros softwares durante a WWDC, Conferência Mundial de Desenvolvedores anual, que neste ano será realizada de forma virtual de 7 a 11 de junho.



Fontes: Bloomberg e MacRumors

03/05/2021 - 1h10

bottom of page