top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Intel lançará chip mais eficiente que o M1 em 2023, quando a Apple lançar o 'M3'

Uma apresentação interna vazada da Intel revela um chip mais eficiente para vencer o Apple Silicon M1, mas talvez o lançamento para o final de 2023 seja tarde demais.


Não é nenhum segredo que a Intel tem trabalhado desesperadamente para vencer os chips Apple Silicon desde o começo da transição para a arquitetura ARM em Macs. Embora a empresa já tenha introduzido novos e poderosos chips, eles não são nem de longe tão eficientes quanto os da Apple. Agora, um vazamento revelou um novo chip Intel projetado para vencer o M1 em todos os aspectos.


Conforme relatou a AdoredTV (via Wccftech), uma apresentação interna dos processadores Intel de 15ª geração, conhecidos como "Arrow Lake", mostra como a empresa de microprocessadores quer vencer os chips fabricados pela Apple. Desta vez, a Intel priorizará os chips móveis sobre os desktops, concentrando-se na eficiência energética e oferecendo melhor desempenho.



Para conseguir isso, a Intel fundirá seus processadores com processo de 3 nanômetros da TSMC – a empresa de semicondutores que também produz os chips Apple Silicon. Espera-se que as novas CPUs Arrow Lake tenham vários núcleos para desempenho e eficiência, para que os computadores possam executar tarefas mais leves sem usar muita energia.


No entanto, embora o M1 já esteja disponível para os clientes em três variantes diferentes (M1, M1 Pro e M1 Max, todos fabricados com processo de 5 nanômetros), o novo chip da Intel deverá ser lançado no mercado somente no final de 2023.


"Com base no documento vazado, parece que veremos as primeiras amostras de engenharia prontas no final de 2022 e início de 2023 com chips QS sendo enviados no terceiro trimestre de 2023 e produção final começando no mesmo trimestre. E por último, as CPUs estarão prontas para RTS (Ready to Ship) no quarto trimestre de 2023".

A Intel pode ter sucesso em bater o chip M1 da Apple, mas será tarde demais. Até que a empresa possa lançar a próxima geração de processadores Intel, a Apple estará prestes a lançar a terceira geração de seu chip Apple Silicon para Macs, que certamente será ainda mais eficiente e poderoso que o atual M1 e qualquer chip fabricado pela Intel.


O vazamento de uma apresentação interna da CPU Intel Arrow Lake-P Mobility confirma uma insana 320 EU iGPU baseada na arquitetura Battlemage. (Créditos da imagem: AdoredTV)

Temos que esperar e conferir se esses chips realmente vencerão o M1. A Intel recentemente afirmou que seu novo processador Core i9 é mais rápido que o M1 Max da Apple, mas consome quase o dobro de energia quando roda com desempenho total. Para laptops, a eficiência energética é extremamente crucial.


A Intel estará pronta para os chips baseados em ARM em 2023, quando a Apple estiver lançando o M3, M3 Pro e M3 Max… Será que vai passar vergonha?



Fontes: AdoredTV, Wccftech e 9to5Mac

27/2/2022 - 1h10

bottom of page