top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Benchmarks confirmam que chip Core i9 da Intel supera o M1 Max da Apple, mas com várias ressalvas

Resultados de benchmarks começaram a surgir para o novo GE76 Raider da MSI, um dos primeiros laptops a ser alimentado pelo novo processador Core i9 de 12ª geração da Intel.


A Intel disse, anteriormente, que seu novo processador Core i9 de última geração é mais rápido que o chip M1 Max da Apple, presente nos novos MacBooks Pro e, conforme observado pelo site Macworld, os primeiros resultados do Geekbench 5 parecem confirmar essa afirmação, mas há várias ressalvas importantes.



Os resultados do Geekbench 5 mostram que o GE76 Raider com o processador Core i9-12900HK tem uma pontuação média multi-core de 12.707, enquanto o MacBook Pro de 16 polegadas com o chip M1 Max tem uma pontuação média multi-core de 12.244. Isso significa que o processador Core i9 é cerca de apenas 4% mais rápido que o chip M1 Max nesta comparação específica.


Uma das maiores ressalvas é a eficiência energética. A PCWorld mediu o consumo de energia do novo GE76 Raider enquanto executava um benchmark Cinebench R23 somente para CPU e descobriu que o Core i9 estava consistentemente na faixa de 100 watts, e até atingiu brevemente 140 watts. Em comparação, ao executar o mesmo benchmark Cinebench R23 no MacBook Pro de 16 polegadas, a AnandTech descobriu que o consumo de energia do chip M1 Max era de cerca de apenas 40 watts.



Com o Core i9 consumindo muito mais energia, a duração da bateria sofre um impacto considerável, com a PCWorld descobrindo que o novo GE76 Raider alcançou quase seis horas de reprodução de vídeo offline. A Apple anuncia o mais recente MacBook Pro de 16 polegadas como tendo até 21 horas de duração da bateria para reprodução de vídeo offline. Mesmo com diferenças potenciais no brilho da tela e outros fatores, o MacBook Pro de 16 polegadas claramente dura muito mais tempo na bateria como fonte de alimentação.


O design também é um fator, com o GE76 Raider sendo um laptop para jogos de 17 polegadas com pouco mais de uma polegada de espessura e pesando quase 2,94 Kg. Em comparação, o novo MacBook Pro de 16 polegadas tem 0,66 polegada de espessura e pesa 2,15 Kg.



Ao todo, parece que a afirmação da Intel de que seu novo processador Core i9 é mais rápido do que o chip M1 Max se sustenta, mas a Apple provavelmente não se arrepende de mudar para seus próprios chips de baixo consumo energético para notebooks finos e leves como o MacBook Air e MacBook Pro. E com o chip M2 esperado para este ano, a Apple está apenas começando...



Fontes: Macworld, PCWorld, AnandTech e MacRumors

30/1/2022 - 0h07

bottom of page