top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Intel afirma que seu novo processador Core i9 para laptops é mais rápido que o chip M1 Max da Apple

A Intel lançou novos processadores Core de 12ª geração para laptops e afirmou que o novo Core i9 não é apenas mais rápido do que o chip M1 Max da Apple, presente nos novos MacBooks Pro, mas é o processador móvel mais rápido do mundo.


O novo Core i9 possui uma CPU de 14 núcleos com 6 de desempenho e 8 núcleos de eficiência, enquanto o chip M1 Max de 10 núcleos tem 8 de desempenho e 2 núcleos de eficiência. O chip Intel de ponta tem uma frequência máxima de Turbo Boost de 5,0 GHz, mas o consumo de energia pode chegar a até 115 watts, o que é significativamente bem mais energia do que o chip M1 Max já usa e não é ideal para o envelope térmico de dispositivos como o MacBook Air e o MacBook Pro.



A Intel compartilhou um gráfico muito básico de desempenho vs. potência como parte de seu marketing, com letras miúdas indicando que o desempenho foi medido com base na compilação de binários com o pacote de benchmark SPEC CPU 2017. Curiosamente, o gráfico afirma que o novo Core i9 obteve desempenho por watt mais rápido do que o chip M1 Max, mas, no geral, o M1 Max ainda pode operar em watts muito mais baixos do que o novo topo de linha da Intel.


"Specrate 2017 integer n-copy data é um bom benchmark que usamos para avaliar o desempenho multi-thread do lado de quem o executa, e nossos dados indicam que o Core i9-12900HK tem desempenho por watt mais rápido do que o processador M1 Max neste teste”, um porta-voz da Intel disse ao site MacRumors, quando questionado sobre os resultados.

Teremos que esperar para ver como os processadores Core de 12ª geração funcionam em testes no mundo real para uma comparação verdadeira com o chip M1 Max.



Os novos chips da Intel são certamente rápidos, mas a Apple não vai se arrepender de estar quase concluindo a transição de todos os seus computadores para o seu próprio processador personalizado Apple Silicon, dada a eficiência de energia de seus chips, que oferecem desempenhos impressionantes de bateria, sem esquentar os sistemas finos e leves dos MacBooks. E provavelmente estamos a poucos meses de a Apple lançar seu chip M2 de próxima geração, que deve dar mais um salto em desempenho por watt.


A linha de processadores Intel Core de 12ª geração para portáteis inclui 28 chips, incluindo as opções Core i7 e Core i5. Os chips já entraram em produção final e os dispositivos com eles devem ser lançados este ano.



Fontes: Intel e MacRumors

5/1/2022 - 21h36

bottom of page