top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Gurman: Apple está testando chip 'M3 Pro' para MacBook Pro com CPU de 12 núcleos e GPU de 18 núcleos

A Apple está testando um chip inédito com CPU de 12 núcleos, GPU de 18 núcleos e 36 GB de memória, de acordo com um registro de desenvolvedor da App Store obtido por Mark Gurman, da Bloomberg. O jornalista e leaker disse que o processador está sendo testado em um futuro MacBook Pro de última geração executando a próxima atualização do macOS 14, que deve ser anunciada na WWDC no próximo mês.


Em sua Power On Newsletter deste domingo, Gurman disse que este chip pode ser o M3 Pro de entrada para os modelos de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas de próxima geração, que serão lançados no próximo ano. O processador deve ser fabricado com base no processo de 3 nm da TSMC para melhorias significativas de desempenho e eficiência de energia.


O atual chip M2 Pro de entrada do MacBook Pro de 14 polegadas possui uma CPU de 10 núcleos, GPU de 16 núcleos e começa com 16 GB de memória. Desta forma, o processador M3 Pro teria pelo menos dois núcleos extras para CPU e GPU. A Apple atualizou o MacBook Pro de 14 e 16 polegadas mais recente em janeiro. Sendo assim, é improvável que os laptops sejam atualizados novamente até pelo menos 2024.


A Apple ainda precisa lançar o chip M3 padrão antes de passar para os chips M3 Pro e M3 Max. Gurman disse que a Maçã está trabalhando em novos modelos de iMac, MacBook Air e MacBook Pro “de baixo custo” com chip M3, e que continua acreditando que os primeiros Macs com processadores M3 serão lançados no final deste ano ou no início do ano que vem.



Gurman também comentou que o rumorado MacBook Air de 15 polegadas com chip M2 será lançado no verão americano. Anteriormente, disse que o laptop seria anunciado na WWDC, que começa com a keynote de abertura em 5 de junho.



Fontes: Bloomberg e MacRumors

15/5/2023 - 17h03

bottom of page