top of page
  • Foto do escritorEduardo Galiani

Grande atualização no Neural Engine com IA dos futuros chips A18 e M4 da Apple é aguardada para este ano, de acordo com rumores

Rumores sugerem avanços nos chips A17 e M3, assim como novidades no Neural Engine para os futuros A18 e M4, que poderão elevar a capacidade da Inteligência Artificial generativa e desempenho de futuros iDevices.

Neural Engine
Imagem: Reprodução/MacRumors

A próxima geração de chips da Apple, A18 e M4, para os futuros modelos de iPhone e Macs, contarão com um Neural Engine atualizada com "significativamente" mais núcleos, de acordo com um relatório do site Economic Daily News.

 

Este ano, não apenas fortalecerá significativamente o poder computacional de IA dos processadores M3 e A17, mas também aumentará potencialmente o número de núcleos de computação de IA e o desempenho da nova geração de processadores M4 e A18, e a taxa de adoção de aplicativos de IA em todas as linhas de produtos será grandemente melhorada – Explica o relatório.

 

Um Neural Engine atualizado melhoraria o desempenho para tarefas de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina. Rumores, já tratados por aqui, indicam que o iOS 18 terá novos recursos de IA generativa para Siri, Atalhos, Mensagens, Apple Music e outros.

Neural Engine
Imagem: Reprodução/MacRumors

Durante uma chamada de ganhos neste mês, o CEO da Apple, Tim Cook, disse que a empresa estava trabalhando em IA generativa e compartilharia detalhes "ainda este ano". Aparentemente, a gigante de Cupertino está preparando atualizações de softwares do iPhone 16 para coincidir com as novidades trazidas pelo novo sistema operacional. O iOS 18 deve ser anunciado na conferência anual de desenvolvedores da Apple, a WWDC, em junho.

Neural Engine
Imagem: Reprodução/MacRumors

Espera-se que os chips da série A18 estreiem nos modelos de iPhone 16 em setembro. Anteriormente, havia rumores de que alguns recursos de IA generativa poderiam ser exclusivos dos modelos de iPhone 16, e a Neural Engine atualizada poderia ser uma razão para isso.

 

Histórico do Neural Engine nos iPhones:

 

  • Neural Engine de 2 núcleos nos iPhones 8, iPhone 8 Plus e iPhone X

  • Neural Engine de 8 núcleos nos iPhones XS, iPhone XS Max e iPhone XR

  • Neural Engine de 8 núcleos nos iPhones 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max

  • Neural Engine de 16 núcleos em todos os modelos de iPhone 12

  • Neural Engine de 16 núcleos em todos os modelos de iPhone 13

  • Neural Engine de 16 núcleos em todos os modelos de iPhone 14

  • Neural Engine de 16 núcleos em todos os modelos de iPhone 15

 

A Apple ainda melhorou o desempenho do Neural Engine ao longo dos anos, mesmo quando o número de núcleos não mudou. Como exemplo, a empresa afirma que o chip A17 Pro do iPhone 15 Pro tem um Neural Engine até 2 vezes mais rápida em comparação com a do iPhone 14 Pro.

Neural Engine

Quanto ao Mac, a maioria dos modelos com chips Apple Silicon está equipada com um Neural Engine de 16 núcleos. As únicas exceções são o Mac Studio e o Mac Pro, que apresentam um Neural Engine de 32 núcleos quando configurados com um chip M1 Ultra ou M2 Ultra.

 

Com os próximos chips de próxima geração A18 e M4 da Apple trazendo um Neural Engine atualizado com mais núcleos de processamento de IA, espera-se uma significativa melhoria no desempenho para tarefas de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Neural Engine

O relatório do Economic Daily News indica que essa atualização não só fortalecerá o poder computacional dos processadores M3 e A17, mas também aumentará substancialmente a capacidade dos novos processadores, promovendo uma adoção ainda maior de aplicativos de IA em toda a linha de produtos da Maçã.


Com essas inovações, o iOS 18 e os chips A18 e M4 representam uma nova era de avanços tecnológicos que certamente serão aguardados com grande expectativa pelos usuários de dispositivos Apple.



Fontes: MacRumors e 9to5Mac

17/02/2024 - 17h25

bottom of page