• Rafael de Angeli

Futuro iPad pode se transformar em uma experiência semelhante ao Mac quando conectado a um teclado

Uma nova patente da Apple sugere que um futuro iPad ou versão do iPadOS poderá incluir a capacidade de transformar o tablet em uma experiência de usuário semelhante ao macOS quando conectado a um teclado externo.


A patente, relatada pela Patently Apple, é abrangente em sua implementação potencial. A Apple patenteia regularmente dezenas de ideias, e apenas muito poucas chegam a ver a luz do dia. No entanto, esta patente descreve um dispositivo básico, como um teclado que inclui teclas e um trackpad, que pode ser acoplado a um dispositivo de computação, como um ‌iPad‌, para fornecer o que parece ser uma experiência semelhante ao macOS com um Apple Pencil.


Imagem da patente que mostra uma experiência de usuário semelhante ao macOS com um ‌Apple Pencil‌.

Adicionando credibilidade de que a patente descreve uma combinação de ‌iPad‌ e teclado, outras imagens no arquivo revelam como o dispositivo de computação pode ser detectado a partir do teclado e usado de forma independente, semelhante à forma como os usuários atualmente podem separar o ‌iPad‌ do Magic Keyboard.


Alternativamente, a patente pode prever um futuro combo de MacBook e ‌iPad‌, onde ambos os dispositivos se fundem em um. Separado de um teclado, o combo funciona como um ‌iPad‌ com o ‌Apple Pencil‌, e quando conectado a um teclado, se transforma em um Mac com recursos de tela sensível ao toque. A Apple há muito tempo diz que um Mac com tela sensível ao toque não é algo que visa ou quer fazer. Sendo assim, uma combinação de ‌iPad‌ com o MacBook pode ser o futuro da linha de computadores da Maçã.



Mark Gurman, da Bloomberg, em sua edição de 17 de abril de sua Power On Newsletter, divulgou uma ideia aparentemente idêntica à apresentada na patente da Apple registrada no início da semana passada. O jornalista especula que o futuro do ‌iPad‌ deve consistir em três modos: um de tela sensível ao toque, uma experiência otimizada do ‌Apple Pencil‌ e um modo "Pro" que liga quando um teclado ou monitor externo é anexado/conectado. Embora seja um pensamento puramente especulativo e desejoso, Gurman informou que a Apple está planejando uma experiência multitarefa renovada para o iPadOS 16.


O iPadOS 16 deve ser apresentado ao mundo em menos de um mês, na WWDC 2022, Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple, que acontecerá de 6 a 10 de junho.



Fontes: Patently Apple, Bloomberg e MacRumors

9/5/2022 - 8h33