top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Chip 'A16 Bionic' do 'iPhone 14' supostamente será baseado em processo de 4 nanômetros

O chip que alimenta a próxima geração do iPhone será baseado em "4nm", um processo ainda menor em comparação com o de 5nm usado nos modelos do iPhone 12 e iPhone 13, de acordo com o DigiTimes.

Imagem: Reprodução/sataws for ever

No ano passado, a Apple adotou um processo de 5nm com o chip A14 Bionic no mais recente iPad Air e na linha ‌iPhone 12‌. Com o ‌iPhone 13‌, a gigante de Cupertino usou uma versão aprimorada do processo de 5nm. Para o iPhone 14, a notícia afirma que a Apple e sua parceira de fabricação de chips TSMC estão procurando adotar um processo de "4nm" para o A16 Bionic, nome provável para o chip que alimentará o ‌iPhone‌ de próxima geração.


Um processo menor reduz o tamanho físico de um chip e oferece melhor desempenho e maior eficiência energética. Uma notícia desta semana do The Information afirmou que a TSMC e a Apple estão enfrentando desafios técnicos na produção de um chip de 3nm, possivelmente sendo a razão pela qual o ‌iPhone 14‌ apresentará um processo de "4nm".


Notícias e rumores anteriores sugeriram que a Apple reservou toda a capacidade de produção da TSMC para o processo de 3nm, que poderia estrear no ‌iPhone‌ 15 e em futuros computadores Macs com Apple Silicon.


Com o ‌iPhone 13‌ e o iPhone 13 Pro já lançados, aguardamos o que a Maçã reserva para o ‌iPhone 14‌. Embora ainda estejamos a cerca de 10 meses de seu lançamento, rumores sugerem que o ‌iPhone 14‌ apresentará um dos mais significativos redesigns dos últimos anos.



Fontes: DigiTimes e MacRumors

6/11/2021 - 1h00

bottom of page