top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple quer lançar mecanismo de busca para competir com o Google

A Apple está trabalhando em um mecanismo de busca online para rivalizar com o Google em meio a melhorias mais amplas na busca do iOS/iPadOS, de acordo com o site The Information.


A notícia diz que o trabalho da Apple em tecnologia de busca está enfrentando contratempos em meio à perda de talentos para o Google. Em 2018, a Maçã procurou reforçar o desenvolvimento de seu próprio mecanismo de busca na web comprando a startup de aprendizado de máquina Laserlike, fundada por três ex-engenheiros de busca do Google. A tecnologia da empresa recomenda sites com base nos interesses do usuário e no histórico de navegação. Agora, os fundadores da Laserlike retornaram ao Google.


Acredita-se que a equipe de pesquisa da Apple contenha pelo menos 200 funcionários e forneça a tecnologia por trás do Spotlight (sistema de busca dos sistemas operacionais do iPhone, iPad e Mac), das sugestões da Siri e das respostas fornecidas por ela. A equipe ainda está a pelo menos quatro anos de lançar um substituto definitivo para a pesquisa do Google, de acordo com uma pessoa envolvida com a equipe em entrevista ao The Information. Enquanto o Google paga à Apple cerca de US$ 15 bilhões por ano para permanecer como o mecanismo de busca padrão nos dispositivos da empresa, a Apple desenvolvendo um rival interno para a busca do Google pode aumentar sua influência durante suas negociações periódicas sobre o acordo.


Nesse intervalo de tempo, a gigante de Cupertino aparentemente discutiu o uso da tecnologia que construiu para alimentar a pesquisa do Apple Music e da App Store. Atualmente, a Apple usa essa tecnologia de pesquisa para gerar dados para suas equipes que desenvolvem aplicativos que usam processamento de linguagem natural, como o app Translate (Tradutor), e para usar tweets para determinar eventos interessantes que devem aparecer nos resultados e recomendar artigos do Apple News+ (serviço que ainda não está presente no Brasil) – mas pode ser usado mais amplamente no futuro. Uma das prioridades imediatas da equipe de pesquisa é melhorar o Spotlight para que ele possa lidar com "100 vezes mais" consultas do que hoje.



A ideia de um mecanismo de busca da Apple tem sido especulada desde pelo menos 2015, quando a Maçã confirmou pela primeira vez seu Applebot e postou uma série de listas de empregos relacionadas à pesquisa. Rumores sobre o eventual lançamento do serviço ressurgiram periodicamente.



Fontes: The Information e MacRumors

20/12/2022 - 13h06

bottom of page