Em entrevista, vice-presidente de marketing de iPads e Macs reafirma posição da empresa, elucidando que o iPad e o MacBook são dispositivos complementares e não concorrentes, pensados para serem operados de forma diferente.
As primeiras avaliações do novo iPad Pro já estão disponíveis em diversos canais de criação de conteúdo digital, destacando as novas telas OLED, o chip M4 e as limitações do iPadOS. Em meio a essas discussões, uma entrevista recente ao The Wall Street Journal trouxe à tona a visão da Apple sobre a comparação entre iPads e Macs, e a possibilidade de um MacBook com tela sensível ao toque.
Quando questionado sobre a possibilidade de um MacBook com tela sensível ao toque, Tom Boger, vice-presidente de marketing de Macs e iPads, reafirmou a posição da Apple ao considerar os dois dispositivos complementares, não concorrentes. O executivo explicou que o iPad é o dispositivo da empresa ideal para toque, enquanto o Mac é para uso com métodos de entrada indireta, com teclado, mouse e trackpad. Boger destacou, também, que o macOS é concebido para um paradigma de computação diferente, focado na produtividade com periféricos tradicionais.
Muitos usuários possuem tanto um iPad quanto um Mac e utilizam o iPad para complementar o trabalho iniciado no Mac, aproveitando a continuidade entre os dispositivos.
Essa postura da Maçã levanta algumas questões sobre os obstáculos para a implementação de telas sensíveis ao toque em Macs. Primeiro, há uma preocupação com a ergonomia. Usar uma tela sensível ao toque em um laptop pode não ser confortável por longos períodos, podendo causar fadiga. Além disso, a interface do macOS não é otimizada para toque, ao contrário do iPadOS, que foi projetado desde o início com a interação tátil em mente.
Em contrapartida, rumores sugerem que a Apple pode estar reconsiderando essa abordagem. Mark Gurman, da Bloomberg, relatou que a empresa está desenvolvendo ativamente Macs com telas sensíveis ao toque. Segundo fontes, a empresa estaria planejando lançar um MacBook Pro com essa funcionalidade em 2025. Esse novo modelo manteria o design tradicional de laptop, com teclado e trackpad padrão, mas incluiria uma tela que suportaria entrada por toque e gestos, semelhante aos dispositivos iPhone e iPad.
Os rumores indicam que a gigante de Cupertino poderia estar se preparando para uma mudança em sua linha de produtos, incorporando a função de toque nos Macs. Essa transição, no entanto, exigiria uma adaptação considerável do macOS para suportar de forma eficiente a interação tátil e garantir uma experiência que esteja à altura dos padrões da Apple.
Enquanto a empresa mantém oficialmente sua posição de que o iPad é o dispositivo ideal para toque e o Mac para manipulação indireta, as especulações sobre um MacBook com uma tela “touch” continuam a crescer. Se a Apple realmente avançar com esses planos, poderemos ver uma integração mais profunda entre seus dispositivos e uma nova abordagem para a computação pessoal.
Fontes: 9to5Mac e Bloomberg
21/5/2024 - 18h08
Comentários