top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Bloomberg: MacBook Pro terá touchscreen em 2025

A Apple aparentemente está planejando uma reversão de uma de suas crenças de longa data no Mac. De acordo com a Bloomberg, a Maçã tem equipes de engenheiros trabalhando ativamente em Macs com telas sensíveis ao toque. Um novo MacBook Pro com touchscreen pode ser lançado em 2025.

Conceito: Yanko Design

Até os dias atuais, a empresa resistiu em trazer telas sensíveis ao toque para sua linha de Macs. Steve Jobs se opôs notoriamente e chamou a ideia de "ergonomicamente terrível":


"As superfícies de toque não querem ser verticais", disse o então CEO Steve Jobs em 2010, na época do lançamento do primeiro iPad. "Depois de um longo período de tempo, seu braço quer cair".

Mais recentemente, em 2021, o executivo de marketing da Apple, Tom Boger, explicou que o iPad é o melhor computador sensível ao toque do mundo" e "o Mac é totalmente otimizado ao controle indireto".


Na época, Boger disse que a Apple não tinha motivos para mudar este pensamento e trazer recursos de touchscreen para o Mac. Aparentemente, as coisas mudaram e a gigante de Cupertino parece que agora acredita ser a hora de considerar um Mac com tela sensível ao toque.


Como parte desse esforço, a Maçã estaria testando um MacBook Pro com touchscreen. A Apple estaria pensando em lançá-lo em 2025, mas há deliberações em andamento dentro da empresa que podem afetar esse cronograma.


A reformulação do MacBook Pro que estaria sendo testada dentro da Apple mantém um "design de laptop tradicional" com trackpad e teclado padrão. A diferença é que a tela "suportaria entrada de toque e gestos, assim como um iPhone e um iPad".


Se a empresa decidir avançar com o lançamento de Macs com tela sensível ao toque, a Bloomberg diz que a tecnologia poderá eventualmente se expandir para outros modelos da linha.


"Como parte da reformulação do MacBook Pro, a Apple também está planejando mover seus monitores para diodo orgânico emissor de luz, ou tecnologia OLED. A empresa atualmente usa LCDs – telas de cristal líquido – em seus Macs, mas iPhones e Apple Watches já contam com OLED. Essas telas oferecem brilho e cor aprimorados e também chegarão ao iPad Pro no primeiro semestre de 2024".

Conceito: Yanko Design

Apesar do aparente trabalho em Macs touchscreen, a Apple "ainda não está trabalhando ativamente para combinar os sistemas operacionais do iPad e do Mac".



Fontes: Bloomberg e 9to5Mac

12/01/2023 - 18h12

bottom of page