top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple e Globalstar podem anunciar conectividade via satélite para o iPhone 14 no evento de setembro

Desvendando o convite do evento da Apple: a empresa pode estar em vias de anunciar seu recurso de conectividade via satélite para o iPhone 14 no próximo mês, de acordo com Tim Farrar, consultor de comunicações via satélite da empresa de pesquisa Telecom, Media and Finance Associates, com sede na Califórnia, nos EUA.


Em uma série de tweets, Farrar disse que o anúncio de conectividade via satélite da operadora americana T-Mobile e da SpaceX foi provavelmente destinado a antecipar o anúncio da Apple de seu próprio recurso de conectividade via satélite para o iPhone em parceria com a Globalstar. A Maçã realizará um evento para o lançamento do iPhone 14 e do Apple Watch Series 8 em 7 de setembro, e o slogan "Far Out" (algo como "longe", "bem distante", e que também significa algo inovador e diferente) e a arte do céu estrelado alimentam especulações sobre um anúncio de conectividade via satélite.



"Mas, considerando quantos conceitos semiformados foram apresentados, a única conclusão possível é que isso foi projetado para antecipar o anúncio da Apple na próxima semana de seu próprio serviço de mensagens gratuito com a Globalstar. Isso deve começar assim que o novo telefone for lançado (4/n)".
"É importante [ressaltar que] a Apple usará o espectro de satélite existente, sem necessidade de alterações nas regras da FCC. No entanto, o serviço será limitado apenas a mensagens de texto bidirecionais - sem chamadas de voz ou fotos, a menos que invistam em uma nova constelação de vários bilhões de dólares (5/n)".

Em fevereiro, a Globalstar anunciou que adquiriu 17 novos satélites para fornecer "serviços contínuos de satélite" a um "cliente em potencial", que pode ser a Apple.


Farrar disse que o serviço da Apple será oferecido gratuitamente para mensagens de texto bidirecionais e usará o espectro de satélite existente, sem a necessidade de alterações de regras da FCC, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos. Em comparação, a operadora T-Mobile e a SpaceX planejam aproveitar o espectro 5G de banda média da T-Mobile e oferecer suporte a mensagens de texto SMS, MMS e de aplicativos de mensagens selecionados, mas Farrar acredita que essa abordagem mais ambiciosa enfrentará obstáculos regulatórios em todo o mundo.


Imagem: Reprodução/MacRumors

Mark Gurman, da Bloomberg, informou pela primeira vez que a Apple estava trabalhando na conectividade via satélite para iPhones em dezembro de 2019. No início deste ano, Gurman disse que a Maçã ainda estava trabalhando no recurso e que poderia estar pronto para o iPhone 14 ainda este ano. O jornalista afirmou que o recurso seria destinado ao uso em situações de emergência, permitindo que os usuários relatem emergências às autoridades e enviem mensagens de texto curtas para contatos de emergência, e acrescentou que a funcionalidade também pode estar disponível em um novo Apple Watch.


Os iPhones precisariam de um chip de modem especial para se conectar a satélites, de acordo com Gurman, sugerindo que o recurso pode ser compatível apenas com o iPhone 14 e versões mais recentes. Em comparação, a T-Mobile disse que a "grande maioria dos smartphones" já em sua rede seria capaz de se conectar aos satélites da SpaceX com seus chips celulares existentes.


Convite do evento da Apple que será realizado em 7 de setembro.

Detalhes adicionais sobre o recurso de conectividade via satélite da Apple, como se o recurso será limitado aos EUA ou disponível globalmente, ainda permanecem desconhecidos e em segredo. O evento da Apple será realizado em 7 de setembro, às 14h pelo horário de Brasília.



Fontes: Cult Of Mac, Bloomberg e MacRumors

28/8/2022 - 0h17

bottom of page