top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Apple continua fora do mercado de smartphones dobráveis, que representou 7,4% das vendas em 2021

Os smartphones dobráveis ​​existem há algum tempo e, embora ainda sejam considerados um nicho, a Samsung afirma que quase 10 milhões de dobráveis ​​foram vendidos em 2021 – um mercado que vem crescendo a cada ano. Enquanto isso, a Apple ainda não acreditou na tecnologia.

Galaxy Z Flip3 5G / Imagem: Samsung/Divulgação

Conforme relatado pelo The Verge, o presidente da divisão móvel da Samsung, TM Roh, publicou uma carta sobre o "momento mainstream" dos telefones dobráveis. Na carta, Roh disse que quase 10 milhões de smartphones dobráveis ​​foram vendidos em todo o mundo em 2021. Isso significa que a indústria dobrável cresceu 300% em relação a 2020.


De acordo com o executivo da Samsung, a empresa acredita que os dispositivos dobráveis ​​terão um papel mais importante a cada ano no mercado geral de smartphones.


"No ano passado, vimos quase 10 milhões de smartphones dobráveis ​​enviados [vendidos] em todo o mundo. Esse é um aumento do setor de mais de 300% desde 2020, e prevejo que esse crescimento acelerado continuará. Estamos chegando ao momento em que esses dispositivos dobráveis ​​estão se espalhando e conquistando uma posição maior no mercado geral de smartphones".

O The Verge observa que esses números são um pouco diferentes dos dados mais recentes relatados por analistas do setor como IDC e Ross Young (da Display Supply Chain Consultants), pois ambos afirmam que esse número está entre 7,1 e 7,9 milhões de unidades de dispositivos dobráveis comercializados no ano passado. Obviamente, o mercado de smartphones é muito maior, onde somente a Samsung vendeu 272 milhões de unidades em 2021.


Segundo a IDC, empresa voltada para pesquisas de mercado, foram vendidos 1,35 bilhão de smartphones em 2021, um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior. Pelos números da Samsung (10 milhões de unidades), o mercado de dobráveis representou, em 2021, 7,4% das vendas de smartphones no mundo. Se os números forem baseados nos dados da IDC e de Ross Young (entre 7,1 e 7,9 milhões de telefones), as vendas de dobráveis representaram cerca de 5,26% a 5,85% do mercado mundial no ano passado.


Ainda assim, não há dúvida de que mais pessoas estão se interessando em comprar um telefone dobrável, e a Samsung está liderando essa corrida. 70% do mercado de dispositivos dobráveis ​​é representado pelo Galaxy Fold e Galaxy Flip, ambos da Samsung.


Galaxy Z Fold3 5G / Imagem: Samsung/Divulgação

Quando a Apple lançará um iPhone dobrável?


Embora várias empresas tenham experimentado telefones dobráveis, a Apple não parece muito interessada nesse mercado – pelo menos não a curto prazo. Rumores sugerem que a gigante de Cupertino está desenvolvendo internamente protótipos de iPhones, iPads e Macs dobráveis, mas esses dispositivos estão longe de ver a luz do dia.


No início deste ano, os analistas (e leakers) Ming-Chi Kuo e Ross Young relataram que o primeiro produto dobrável da Apple deve ser lançado em 2025 "no mínimo". A Maçã vem seguindo uma abordagem mais conservadora nos últimos anos. Devido ao grande número de dispositivos que a empresa lança a cada ano, a Apple provavelmente enfrentaria vários problemas de fornecimento com o lançamento de um smartphone dobrável neste momento, já que essa tecnologia ainda é limitada e mais cara.


Alguns analistas acreditam que os telefones dobráveis ​​ainda não estão prontos para usuários comuns, pois ainda possuem alguns aspectos experimentais como o vinco (marca da dobra) visível na tela, sem contar o material mais frágil. A Samsung vem fazendo um bom trabalho com seus telefones dobráveis, e esses dispositivos abrem muitas novas possibilidades. Mas, de certa forma, eles ainda se parecem mais com protótipos do que com algo pronto para uso diário.


Conceito: @bro.king

Enquanto a Apple nem toca no assunto, a Samsung está prestes a anunciar a próxima geração de seus telefones dobráveis, e rumores sugerem que eles terão baterias maiores e um vinco menos visível graças a um novo sistema de dobradiças.


Você gostaria de ter um iPhone dobrável?


Fontes: The Verge, 9to5Mac e 9to5Google

24/7/2022 - 4h29

bottom of page