• Rafael de Angeli

‘Apple Car’ poderá ser totalmente autônomo e projetado para operar sem motorista

Rumores dizem que a empresa pretende ter o Apple Car em produção em 2024, embora seja possível que a linha do tempo seja adiada.

Conceito: Julian O'hayon

O primeiro Apple Car lançado não será projetado para operar com um motorista, de acordo com a CNBC, que cita várias fontes anônimas com conhecimento dos planos da Apple. "Estes serão veículos autônomos e elétricos projetados para operar sem motorista e focados na última milha", disse uma das pessoas.


A CNBC especula que os carros iniciais da Apple poderiam ser projetados para operações de entrega de alimentos e empresas que incorporam o eixo robótico. O eixo robótico autônomo está disponível na China e, nos Estados Unidos, empresas como a Waymo testaram programas públicos de robotaxi. Muitos fabricantes de veículos que trabalham com tecnologia autônoma também estão planejando serviços de robotaxi.


O detalhe sobre o objetivo da Apple de produzir um carro sem motorista vem em uma notícia mais ampla que sugere que a Maçã está perto de finalizar um acordo do Apple Car com a afiliada da Hyundai Kia, o que ecoa vários outros rumores sugerindo que um acordo está se formando entre a Hyundai e a Apple.


A CNBC sugere que o Apple Car será fabricado na fábrica de montagem da Kia em West Point, Geórgia, sob os termos do acordo. No entanto, ainda nenhum acordo foi celebrado, e a Apple pode decidir trabalhar inteiramente com outra montadora ou escolher um parceiro secundário para trabalhar ao lado da Hyundai.


De acordo com fontes da CNBC, a gigante de Cupertino decidiu buscar uma parceria com a Hyundai-Kia porque o acordo dá, à Apple, acesso a uma montadora estabelecida com capacidade de produzir veículos na América do Norte. A Hyundai-Kia também está disposta a dar à Maçã controle sobre o software do Apple Car e o hardware, com a Apple planejando um veículo completo de sua marca e não um modelo Kia que inclua software Apple.


Os executivos da Hyundai-Kia acreditam que trabalhar com a Apple lhes permitirá acelerar seus próprios planos de veículos autônomos e elétricos.


Os rumores dizem que a empresa pretende ter o Apple Car em produção em 2024, embora seja possível que a linha do tempo seja adiada, já que o trabalho no carro inteligente ainda está nos estágios iniciais. A Bloomberg disse, recentemente, que levaria de cinco a sete anos até que um Apple Car estivesse pronto para ser lançado, enquanto o analista Ming-Chu Kuo disse que espera ver o Apple Car em 2025 o mais cedo possível.



Fontes: CNBC, Bloomberg e MacRumors

04/02/2021 - 4h36