top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

União Europeia pode forçar Apple a mudar conector do iPhone para USB-C

A Apple pode ser forçada a remover a porta Lightning do iPhone em favor do USB-C, de acordo com a legislação que deverá ser apresentada pela Comissão Europeia no próximo mês, conforme relata a Reuters.


A legislação estabeleceria uma porta de carregamento comum para todos os telefones celulares e outros dispositivos relevantes em todos os países da União Europeia. A mudança deve afetar principalmente a Apple, uma vez que muitos dispositivos Android populares já possuem portas USB-C.


Em 2018, a Comissão Europeia tentou chegar a uma resolução final sobre o assunto, mas não conseguiu entrar em vigor. Na época, a Apple alertou que forçar uma porta de carregamento comum na indústria sufocaria a inovação e criaria lixo eletrônico, pois os consumidores seriam forçados a mudar para novos cabos.


Um estudo de avaliação de impacto da Comissão Europeia, conduzido em 2019, descobriu que metade de todos os cabos de carregamento vendidos com telefones celulares tinham um conector USB micro-B, 29% tinham um conector USB-C e 21% tinham um conector Lightning. O estudo sugeriu cinco opções para um carregador comum, com várias que cobrem portas em dispositivos e em adaptadores de energia.

No ano passado, o debate foi reacendido quando o Parlamento Europeu votou de forma esmagadora a favor de um carregador comum, citando menos resíduos ambientais e a conveniência do usuário como os principais benefícios.


O braço executivo da União Europeia está atualmente elaborando a legislação, segundo fontes que falaram à Reuters, que deve ser apresentada no próximo mês.


Fontes: Reuters e MacRumors

17/8/2021 - 10h

bottom of page