Uma versão futura do iPhone ou do iPad pode ter um compartimento de bateria removível, pois uma proposta que vazou da União Europeia (UE) pode exigir que a Apple faça uma grande reformulação, se for aprovada.
O iPhone moderno e outros smartphones premium oferecem aos consumidores uma construção fina e um design elegante, além de impermeabilização, tudo devido à maneira como os componentes internos são cuidadosamente montados no chassi. Embora a tendência tenha levado a projetos mais difíceis de corrigir do que aqueles em que a tampa traseira poderia ser removida com mais facilidade, parece que a UE pode estar se preparando para forçar a empresa da maçã a retomar essas ideias.
Em propostas vazadas para o breviário holandês "Het Financieele Dagblad", a UE supostamente quer facilitar a troca de bateria em smartphones. Ao simplificar a substituição da bateria, supostamente tornará os smartphones mais sustentáveis, permitindo uma vida útil mais longa e gerando menos lixo eletrônico.
Dependendo do desempenho das propostas, o requisito poderia tornar a troca da bateria acessível ao usuário, o que exigiria uma grande reformulação do design moderno de todos os fabricantes de smartphones. E vale acrescentar, também, que a Apple tem sido pressionada, pela própria UE, a aceitar uma padronização nas entradas para carregamento e transmissão de dados na utilização do padrão USB-C.
As propostas ainda estão sendo trabalhadas e, provavelmente, incluirão outras medidas relacionadas à sustentabilidade, incluindo mudanças nos regulamentos de reciclagem de produtos.
Essas regras se aplicarão tão somente na União Europeia, deixando em aberto a possibilidade de um design de smartphone específico para eles e um para o resto do mundo, embora a despesa extra possa ter alguma reação dos fornecedores de dispositivos. Vale lembrar que na China existe um modelo de iPhone apenas para o mercado chinês que, dentre outras especificações, possui entrada para dois chips de telefonia.
28/2/2020
Comments