top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

União Europeia adverte Apple sobre limitar velocidade de cabos USB-C não certificados para iPhones

No ano passado, a União Europeia (UE) aprovou uma legislação que exigirá que o iPhone e muitos outros dispositivos com carregamento com fio sejam equipados com portas USB-C. A Apple tem até 28 de dezembro de 2024 para aderir à lei, mas a mudança de Lightning para USB-C já deve acontecer com a linha iPhone 15 este ano.


Houve rumores, em dezembro de 2022, de que a Apple pode estar planejando limitar as velocidades de carregamento e outras funcionalidades dos cabos USB-C que não são certificados pelo programa MFi (Made for iPhone). Assim como a porta Lightning dos iPhones existentes, um pequeno chip dentro da porta USB-C nos modelos do iPhone 15 confirmaria a autenticidade do cabo conectado.


"Acredito que a Apple otimizará o desempenho de carregamento rápido dos carregadores com certificação MFi para o iPhone 15", disse o conceituado leaker e analista Ming-Chi Kuo em março.

Em resposta a esse rumor, o comissário europeu Thierry Breton enviou à Apple uma carta alertando a empresa de que limitar a funcionalidade dos cabos USB-C não seria permitido e impediria a venda de iPhones na UE quando a lei entrar em vigor, de acordo com jornal alemão Zeit. A carta foi obtida pela agência de notícias alemã DPA, que diz que a UE também alertou a Maçã durante uma reunião em meados de março.


Tendo em vista que tem até o final de 2024 para se adequar à lei, a Apple ainda pode avançar com a inclusão de um chip de autenticação na porta USB-C na linha iPhone 15 ainda este ano. E com os modelos do iPhone 16, com lançamento previsto para setembro de 2024, mesmo esses dispositivos estariam no mercado antes que a lei entre em vigor.


A notícia diz que a UE pretende publicar um guia para garantir uma "interpretação uniforme" da legislação até o terceiro trimestre deste ano.



A Apple potencialmente limitando a funcionalidade de cabos USB-C não certificados conectados à linha iPhone 15 é apenas um rumor por enquanto. Nos resta saber se a gigante de Cupertino realmente avança ou não com os supostos planos. iPads com portas USB-C não possuem chip de autenticação para essa finalidade.



Fontes: Zeit Online, MacRumors e 9to5Mac

6/5/2023 - 13h00

bottom of page