top of page
  • Foto do escritorFernando Cunha JR

Rumor: iPhone de 2021 poderá ser carregado pelo ar por ondas de rádio. AirPower no horizonte?

Apple deve adquirir a GuRu, empresa especializada em carregamento sem fio.

Foto: Reprodução/iGotOffer.com

Após rumores de iPhones totalmente sem portas de carregamento em 2021 e como a Apple está sempre à procura de empresas (principalmente menores) que valem a pena adquirir, ela pode dar uma olhada na GuRu, que construiu um sistema de carregamento sem fio que transmite eletricidade usando ondas de rádio de alta frequência.


GuRu diz que seu sistema de contato zero transmite energia através do ar, usando tecnologia de ondas de rádio, o que significa que os dispositivos podem receber energia sem fios, cabos ou contato físico. Dispositivos colocados em qualquer lugar em uma sala com um gerador próximo recebem automaticamente energia.


A unidade geradora (GU) é onde a energia sem fio se origina. Este gerador se conecta diretamente à parede e converte eletricidade em energia de rádio de onda milimétrica. Dentro do GU, uma rede de milhares de transmissores gera energia — e através do processo de Lente RF (radiofrequência), essa energia é focada em feixes concentrados de energia de ondas de rádio. Estes feixes transportam energia para dispositivos próximos.


Em seguida, há a unidade receptora (RU) que contém uma pequena e fina matriz de circuitos. Ele é colocado externamente na parte de trás do dispositivo (ou incorporado na arquitetura do seu dispositivo). A RU anuncia sua presença ao GU, de modo que as ondas de rádio são enviadas para ele a partir da GU. A RU determina quanta energia seu dispositivo precisa e converte feixes de ondas de rádio em energia elétrica.


“A ideia de enviar poder de distância não é nova. Nikola Tesla tinha a mesma ideia de que a energia deveria ser enviada sem fio”, diz o co-fundador e CEO Florian Bohn, que anteriormente fundou uma empresa de componentes de celular chamada Axiom Semiconductor e trabalhou em uma iniciativa da CalTech para aproveitar a energia solar e transportá-la para a Terra usando micro-ondas.


"O que nos torna diferentes é que estamos usando tecnologia muito avançada, bem como nosso design de sistema e tecnologia mmWave que nos permite enviar energia de forma controlada, segura e eficaz".

O The Verge diz que a verdadeira inovação que a GuRu afirma ter sido pioneira é algo que a empresa chama de Smart RF Lensing. É uma tecnologia patenteada que o co-fundador da Bohn, Ali Hajimiri, desenvolveu na CalTech ao lado de Kaushik Sengupta, da Universidade de Princeton, que envolve controlar a direção e o número de feixes que são transmitidos.


GuRu diz que a Radio Frequency Lensing permite que seus dispositivos enviem feixes concentrados de frequência de rádio através do ar, e para seus dispositivos. A energia de onda de rádio é gerada na GU e, então, é refratada e canalizada em feixes altamente focados que alcançam e alimentam seus dispositivos. Essa refração da frequência de rádio em feixes é semelhante à forma como uma lupa funciona — como a luz difusa é coletada, refratada e, em seguida, focada em um pequeno ponto no espaço.

A empresa diz que sua tecnologia é segura, acrescentando que os feixes de energia RF são projetados para ir apenas para onde é dirigido e em nenhum outro lugar. Ao contrário do WiFi, que projeta energia em todas as direções — a frequência de rádio é altamente contida dentro dos feixes e projetada apenas para dispositivos.


A GuRu diz que os feixes de energia têm profundidade de penetração rasa e não podem atingir órgãos internos (ao contrário dos sinais de celular e WiFi). Além disso, a tecnologia de sensoriamento e a segurança do GuRu intertrava feixes de energia dentro de milissegundos, se uma pessoa ou animal de estimação se aproximar do caminho de um feixe.

Imagine uma casa com essa tecnologia alimentando seus iPhones, iPads, Apple Watches e talvez até Macs — tudo sem fios. Isso seria realmente AirPower.


Leia também:



24/06/2020 - 16h54

bottom of page