top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Review: personagem de Glenn Close se une à dinâmica de duas mulheres desconhecidas e unidas em Teerã

Sua vida pode depender do quanto você confia e, somada a esta dificuldade, a ficção traz, mais uma vez e com grande sucesso, pessoas reais lutando para sobreviver em meio às suas decepções, episódios de fúria, desejos de mudança e também de vingança.


Sinopse


No ambiente de constantes tensões dos países do Oriente Médio, como Israel e Irã, voltamos a acompanhar o drama de Tamar Rabinyan (Niv Sultan), agente do Mossad, um serviço de espionagem israelense.



Com o fracasso de sua missão inicial, de se infiltrar na capital iraniana e desativar um reator nuclear, Tamar está em meio à uma terrível perseguição que afeta a vida de todos ao seu redor. A agente vai superando os obstáculos de sua perseguição, atrelada a todo envolvimento com pessoas que passaram a fazer parte de sua vida e, então, novas dificuldades vão aparecendo. Entra em cena Marjan Montazeri (Glenn Close), uma psicanalista radicada no Irã e que, dentre muitos segredos, trabalha clandestinamente para o serviço israelense. Desconhecidas, porém, juntas, Marjan e Tamar precisam estabelecer um vínculo de confiança para alcançarem seus objetivos e sobreviver.


Sobre a Série


Premiada com o Emmy Internacional de melhor série dramática, Teerã (Tehran) teve sua segunda temporada anunciada em 26 de janeiro de 2021 e o lançamento do primeiro episódio da segunda temporada em 6 de maio de 2022, no Apple TV+. O retorno da aclamada obra conta com muitas novidades, com destaque para a participação de uma renomada atriz hollywoodiana, Glenn Close. Ao longo de sua carreira, Glenn Close recebeu inúmeros prêmios por sua atuação, incluindo três Prêmios Emmy, três Tony Awards e três Prêmios Globo de Ouro. A Atriz também já foi indicada várias vezes ao Oscar, incluindo duas indicações para de melhor atriz por Albert Nobbs (2011) e A Esposa (2017). A adição da estrela está somada a uma coprodução de Israel, Estados Unidos, Reino Unido e também Grécia e conta com a presença de Niv Sultan, Shaun Toub, Shervin Alenab, Arash Marandi e Shila Ommi.


Ressaltando o que parece ser o cuidado principal das produções da plataforma Apple TV+, a série é sobre agentes secretos, espionagem, com muitas e perfeitamente bem posicionadas cenas de ação, mas que não deixa a desejar na intenção de nos premiar com personagens que contemplam pessoas "reais" lutando com suas emoções, envolvendo raiva, fúria e até mesmo vingança. Esse equilíbrio da atmosfera de agente secreto e gente real, lança ao expectador uma história muito verossímil, ou de "pés no chão". Existe muita verdade que cada personagem carrega consigo, entre suas motivações, entre as dificuldades reais e os desafios que cada um enfrenta.



O que chama a atenção nessa temporada, perpetrado com sucesso pela atuação e performance de Glenn Close, é o dilema da confiança. É muito difícil para as pessoas se conectarem com desconhecidos quando sua vida pode depender de uma relação de confiança cega, principalmente para pessoas que já sofreram muito com questões envolvendo este dilema. A personagem de Glenn Close é determinada e passa uma emoção complexa pela fala e firmeza no olhar: juntas, Tamar e Marjan percorrem uma trama marcante pelo elo que se estabelece entre estas duas mulheres no decorrer da história. Marjan não é apenas complexa, ela pode ser manipuladora e com muitos segredos. O suspense que já estava proposto pela primeira temporada recebe um outro nível de tensão, intriga e, não menos, emoção.



Elenco e Equipe Técnica


Atores: Niv Sultan, Glenn Close, Shaun Toub, Shervin Alenabi, Arash Marandi e Shila Ommi.

Criadores: Moshe Zonder, Dana Eden e Maor Kohn.

Direção: Daniel Syrkin.

Escritores: Moshe Zonder, Omri Shenhar e Daniel Syrkin.

Produtores executivos: Dana Eden, Shula Spiegel, Alon Aranya, Julien Leroux, Moshe Zonder, Daniel Syrkin, Omri Shenhar, Eldad Koblenz, Peter Emerson e Dari Shai Slutzky.


Trailer - Segunda temporada


Não encontramos o trailer em português (nem com legendas) no canal Apple TV+ Brasil. Confira o trailer oficial americano:



Avaliação


A avaliação pontua de 0 a 2 para cada critério e o somatório representa uma nota atribuída para a produção.

Série: Teerã Temporada 2 (2022)

Nota/Pontuação

Elenco e Atuação

1,8

Roteiro

1,8

Direção Técnica e Autoria

1,6

Cenário e Fotografia

2

Sonoplastia

​1,2

Nota Final da Equipe News On Apple

8,4



Sobre o Apple TV+


O Apple TV+, o primeiro serviço de filmes e programas totalmente originais por assinatura da Apple, oferece vários filmes e séries premiados e inspiradores e esportes. Os assinantes podem assistir aos Apple TV+ Originals online, offline e sob demanda, no app Apple TV, que já vem instalado no iPhone, iPad, Apple TV, iPod touch e Mac. O conteúdo também está disponível em tv.apple.com/br. O app Apple TV também está disponível em smart TVs selecionadas, incluindo Samsung, LG, Panasonic, Sony, TCL, VIZIO e outras, aparelhos Amazon Fire TV e Roku, consoles de jogos PlayStation e Xbox, Chromecast com Google TV e decodificadores, incluindo Sky Q, SK Broadband e Comcast Xfinity. Para mais informações, visite apple.com/br/apple-tv-app.


Fonte: Apple TV+ Press

18/6/2022 - 0h05

bottom of page