top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Review: espiã, hacker, habilidosa, destemida e perseguida em Teerã (Tehran), série do Apple TV+

Ficção israelense que contempla uma reviravolta no mundo da espionagem, Teerã aborda um cenário geopolítico bem estruturado e dramas pessoais bem dosados que enfatizam o suspense e a ação da trama.


Sinopse


Tamar Rabinyan (Niv Sultan) é uma agente nascida no Irã, mais propriamente na região conhecida como Teerã. Criada em Israel, mas com bom domínio da língua e sabendo se localizar bem na região em que nasceu, a agente é escolhida para ser enviada à capital iraniana em uma missão que objetiva neutralizar as defesas aéreas do Irã. O sucesso desta missão implicaria em um bombardeio israelense em uma usina nuclear iraniana, o que impediria que o país tivesse acesso a um arsenal atômico. Para ser bem sucedida, a ação envolve a troca de identidade com uma moradora e trabalhadora local logo em sua chegada à capital, e com isso, a espiã se infiltra em uma empresa de companhia elétrica e utiliza suas habilidades como hacker para ter acesso à rede. É nesse momento que ocorre uma sucessão de fatores que resulta na falha da missão, pois o chefe de operações da companhia a ataca e morre em um pequeno conflito. Somado a isso, Faraz Kamali (Shaun Toub), investigador astuto da Guarda Revolucionária, foi assertivo na condução das investigações que chegaram até a espiã, encurralando-a completamente. Dá-se início a uma perseguição que perfaz tudo o que a série tem de espetacular para oferecer.


Sobre a série


Teerã foi criada por Moshe Zonder (roteirista de Fauda), Dana Eden e Maor Koh e foi dirigida por Daniel Syrkin. Entrou para o catálogo do Apple TV+ em 25 de setembro de 2020, teve sua segunda temporada anunciada em 26 de janeiro de 2021 e o lançamento do primeiro episódio da segunda temporada em 6 de maio de 2022. O elenco agora conta com Glenn Close, no papel de Marjan Montazeri. A produção recebeu o prêmio de melhor série dramática na cerimônia do Internacional Emmy Awards, realizada em novembro de 2021, com excelente recepção e figura como uma das séries mais populares da plataforma.



Notoriamente bem ambientada, Teerã traz, logo em seus primeiros episódios, aspectos da vida dos moradores do Irã, suas lutas, seus anseios, as condições políticas e religiosas que norteiam seus conflitos morais e sociais em uma dosagem sabiamente temperada para não tirar o foco do espectador no drama e na ação que seguem a perseguição à agente. Tamar Rabinyan é interpretada pela atriz e modelo israelense Niv Sultan, uma performance que acompanha muito bem a proposta mista de ação, drama, investigação e espionagem de um roteiro coeso e crível.


Elenco e Equipe Técnica


Atores da primeira temporada: Niv Sultan, Shaun Toub, Navid Negahban e Shervin Alenabi.

Criadores: Moshe Zonder, Dana Eden e Maor Kohn.

Escritor: Moshe Zonder.

Produtores executivos: Moshe Zonder e Dana Eden.

Diretor: Daniel Syrkin.


Trailer - Primeira Temporada



Glenn Close interpreta Marjan Montazeri na segunda temporada de Teerã

Avaliação


A avaliação pontua de 0 a 2 para cada critério e o somatório representa uma nota atribuída para a produção.

​Série: Teerã - Temporada 1 (2020)

Pontuação/Nota

Elenco e Atuação

1,7

Roteiro

1,7

Direção Técnica e Autoria

1,4

Cenário e Fotografia

2

Sonoplastia

1,2

Nota Final da Equipe News On Apple

8,0



Sobre o AppleTV+


O Apple TV+, o primeiro serviço de filmes e programas totalmente originais por assinatura da Apple, oferece vários filmes e séries premiados e inspiradores e esportes. Os assinantes podem assistir aos Apple TV+ Originals online, offline e sob demanda, no app Apple TV, quejá vem instalado no iPhone, iPad, Apple TV, iPod touch e Mac. O conteúdo também está disponível em tv.apple.com/br. O app Apple TV também está disponível em smart TVs selecionadas, incluindo Samsung, LG, Panasonic, Sony, TCL, VIZIO e outras, aparelhos Amazon Fire TV e Roku, consoles de jogos PlayStation e Xbox, Chromecast com Google TV e decodificadores, incluindo Sky Q, SK Broadband e Comcast Xfinity. Para mais informações, visite apple.com/br/apple-tv-app.



Fonte: Apple TV+ Press

11/6/2022 - 1h08

bottom of page