top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Review: aproveite o mistério de Iluminadas (Shining Girls), série do Apple TV+

Interpretação da atriz Elisabeth Moss estende as mãos aos espectadores para mergulhar em uma das melhores séries de 2022.


Sinopse


Baseada na obra literária de Lauren Beukes, a série Shining Girls (no Brasil, Iluminadas) acompanha Kirby Mazrachi (Elisabeth Moss), arquivista de um jornal em Chicago, que é vítima de um ataque brutal, misterioso e traumatizante. Alguns anos após o episódio, um assassinato recente faz Kirby se deparar com uma conexão entre os dois eventos. Entra em cena Dan Velazquez (Wagner Moura), um repórter a quem Kirby recorre para tentar resolver os mistérios que seguem surgindo: drásticas e constantes mudanças em seu presente e o confronto insurgente com o seu passado.


Sobre a série


Lançada em 29 de abril de 2022, Iluminadas apresenta uma temática inovadora. Suspense, mistério, drama, investigação jornalística e personagens que são complexos e envolventes.



A série, que já alcançou a primeira colocação entre as mais populares do Apple TV+ e segue, até o momento em que essa matéria é publicada, como uma das mais populares da plataforma, conta com vários elementos que a fazem figurar como um grande sucesso. Podemos apontar a interpretação de Elisabeth Moss, com a protagonista Kirby, como um destes elementos, uma vez que Moss consegue puxar o espectador para uma imersão nos sentimentos, nas aflições e na realidade da personagem.


Outro apontamento está no roteiro desconstruído, bem aplicado e, portanto, envolvente. Por vezes, podemos ficar perdidos ou propositadamente incomodados com os recortes que podem ou não remeter a um flashback ou a um protótipo de imaginação do personagem, uma formulação que não se propõe a explicar todas essas confusões, mas prende quem está assistindo por ter um cuidado a um acesso estético e sensitivo fundamental na imersão daquele cenário ou daquela sensação que é apresentada.


Como parece ser característico das produções presentes na plataforma, existe bastante cuidado em entregar personagens envolventes, comoventes e com uma complexidade que vai além da dicotomia de ser bom ou mau, vítima ou vilão. É visível como personagens coadjuvantes roubam a cena com suas vidas particulares que, como todas as pessoas, possuem momentos de ansiedade, de prazer exacerbado ou de irritabilidade. A ambientação, trilha sonora e a fotografia passam pelo mesmo cuidado de oferecer uma experiência realística, de qualidade.



Devemos destacar ainda o elenco, que conta com Wagner Moura na interpretação respeitável e não menos envolvente do jornalista experiente Dan Velazquez, do ator Jamie Bell, como um dos personagens mais complexos da trama, e a produção, que conta com nomes como Leonardo DiCáprio, para concluir o quanto vale a pena assistir e acompanhar esta excelente obra no Apple TV+.


Elenco e Equipe Técnica


Atores: Elisabeth Moss, Jamie Bell, Wagner Moura, Phillipa Soo e Amy Brenneman.

Showrunner: Silka Luisa.

Produtores executivos: Silka Luisa, Elisabeth Moss, Lindsey McManus, Michelle MacLaren, Leonardo DiCaprio, Jennifer Davisson, Michael Hampton, Alan Page Arriaga, Lauren Beukes e Daina Reid.


Trailer


Avaliação


A avaliação pontua de 0 a 2 para cada critério e o somatório representa uma nota atribuída para a produção.

​Série: Iluminadas (2022)

Pontuação/Nota

Elenco e Atuação

2

Roteiro

1,8

Direção Técnica e Autoria

1,8

Cenário e Fotografia

2

Sonoplastia

1,5

Nota Final da Equipe News On Apple

9,1



Sobre o Apple TV+


O Apple TV+, o primeiro serviço de filmes e programas totalmente originais por assinatura da Apple, oferece vários filmes e séries premiados e inspiradores e esportes. Os assinantes podem assistir aos Apple TV+ Originals online, offline e sob demanda, no app Apple TV, que já vem instalado no iPhone, iPad, Apple TV, iPod touch e Mac. O conteúdo também está disponível em tv.apple.com/br. O app Apple TV também está disponível em smart TVs selecionadas, incluindo Samsung, LG, Panasonic, Sony, TCL, VIZIO e outras, aparelhos Amazon Fire TV e Roku, consoles de jogos PlayStation e Xbox, Chromecast com Google TV e decodificadores, incluindo Sky Q, SK Broadband e Comcast Xfinity. Para mais informações, visite apple.com/br/apple-tv-app.



Fonte: Apple TV+ Press

4/6/2022 - 15h50

Comments


bottom of page