• Fernando Cunha JR

Apple TV+, o melhor dos serviços da Apple (e também dos streamings)

O serviço de vídeos da Apple é, sem sombra de dúvidas, o melhor de seus concorrentes!


Antes de mais nada, é interessante que falemos em números. Números que mostrarão o quão grande é a concorrência no mercado de streaming e, certamente, levarão a você o questionamento do título deste artigo. Salientando que esses números são apenas os dos três maiores serviços de streaming da atualidade, além do, obviamente, Apple TV+ (que passarei a chamar de ATV+).


Vamos lá, números de títulos em seus respectivos catálogos, até o dia 3 de julho de 2021, utilizando o app "JustWatch" como fonte:

  • Amazon Prime Vídeo: 3601;

  • Disney+: 1054;

  • Netflix: 4670;

  • Apple TV+: 67.


Isso mesmo, caro leitor, "míseros" 67 títulos que o serviço de streaming da Apple possui em seu catálogo.


Pois, então, como comparar um catálogo tão pequeno, com os números vultuosos de seus concorrentes?


E a resposta é simples: qualidade.


A Apple, empresa que sempre se destacou pela qualidade, inovação e, principalmente, pela experiência de seus usuários na utilização de seus serviços, acertou em cheio com a criação do ATV+.


Enquanto a Netflix programa lançar em 2021 mais do que o número total de títulos do catálogo do ATV+, a empresa da maçã se contém em adicionar pouco menos de 10 de títulos à sua coleção em 2021.


Ora, é nítido e notório que os gigantes do streaming lançam títulos aos montes para tentar pescar vários nichos diferentes e muitas vezes esses títulos sequer têm uma segunda temporada; títulos são lançados ao léu com o intuito de serem fisgados por alguns grupos de assinantes para que, assim, seja gerado trafego e engajamento com seus assinantes.


A Apple, em uma demonstração de voltar às suas raízes de inovação, lança títulos como "Em Defesa de Jacob", "The Morning Show" e, para mim, a cereja do bolo "For All Mankind" (embora eu tenha certa resistência em ver algumas críticas explícitas feitas aos EUA, mas esse é assunto para outro artigo).


Em sua mais nova serie "Love - A História de Lisey", a Apple consegue trazer para as telas o romance homônimo incrível de ninguém mais, ninguém menos, mestre do suspense: Stephen King!

E, em 24 de setembro, teremos a mais aguardada série de ficção científica de todos os tempos, adaptada de um livro do fantástico Isaac Asimov: "Foundation"! Lembrando que o próprio Asimov já declarou que "Foundation" influenciou todo o universo de Star Wars que conhecemos hoje em dia.


Isso sem falar no elenco estrelado das produções do ATV+, citando apenas alguns: Steve Carell, Jared Harris, Jennifer Aniston, Reese Witherspoon, Chris Evans, Joel Kinnaman, Michael Dorman, Sarah Jones, Sonya Walger, Juliane Moore, Clive Owen


A qualidade dos títulos mostra que a empresa da maçã aposta alto na criação de conteúdo para sua plataforma de streaming, mas apostando muito mais em qualidade do que em quantidade, num movimento claro na ânsia de galgar degraus mais altos e atrair mais assinantes, com um padrão mais elevado do que seus competidores.


Obviamente que a qualidade de seus títulos vêm acompanhado de tecnologia de ponta, com todas as séries sendo produzidas em 4k HDR, enquanto seus concorrentes optam por disponibilizar apenas seus títulos mais famosos em tal resolução.


Outro fator que deve ser levando em consideração é que, desde o seu lançamento, o serviço de streaming da Apple recebeu mais de 345 nominações para prêmios, sendo que 91 foram auferidas à empresa de Cupertino.


Na semana passada escrevi sobre a falta de um blockbuster - um "arrasa-quarteirão" - para o Apple Arcade, mas, na falta de um, sobram vários blockbusters em seu pequeno, mas excelente, catálogo do ATV+.


A quem não teve a oportunidade de dar uma vasculhada pelo catálogo do ATV+, vale a pena dar uma chance a esse sensacional serviço de streaming da empresa da maçã onde, certamente, você se surpreenderá.


06/07/2021 - 10h