top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

macOS Monterey 12, novo sistema operacional dos Macs, é lançado para todos os usuários

Além de proporcionar mais praticidade para trabalhar em diferentes aparelhos e novos recursos para aumentar a produtividade, o Monterey traz novas maneiras de manter a atenção, de se conectar com amigos e família e muito mais.


Depois de ser anunciado na WWDC em junho e ter dez versões betas e duas versões RC (Release Candidate), a Apple finalmente lançou o macOS Monterey, versão 12.0.1 de seu sistema operacional para os Macs.


O macOS Monterey proporciona novas formas de se conectar, fazer mais coisas e trabalhar de modo mais fácil em diferentes aparelhos Apple. Com o SharePlay, um novo recurso do FaceTime, os usuários conseguem compartilhar experiências e, com o recurso Compartilhado com Você, fica fácil descobrir e interagir com o conteúdo compartilhado pelo app Mensagens diretamente no Fotos, Safari, Podcasts, Apple News e no app Apple TV. Uma atualização do Safari inclui uma barra de abas mais eficiente e uma organização com o recurso Grupos de Abas. Os Atalhos chegam ao Mac para automatizar as tarefas do dia a dia e o Foco ajuda a manter a concentração e diminuir as distrações. Além disso, o Controle Universal e o AirPlay para Mac são os novos recursos de Continuidade do macOS Monterey, oferecendo novas formas de trabalhar em diferentes aparelhos Apple.

Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software da Apple:

"O macOS Monterey está repleto de recursos que ajudam os usuários do Mac a fazer mais, se conectar com a família e amigos de novas formas incríveis e trabalhar no Mac e no iPad com uma facilidade nunca vista antes. Acreditamos que os clientes vão adorar navegar com o novo design de abas do Safari, aproveitar as experiências compartilhadas com o SharePlay no FaceTime, além de usar o Mac e outros aparelhos Apple juntos de um jeito novo com o Controle Universal e o AirPlay para Mac".

Fazendo mais com o Mac


O Safari traz um novo design de abas que permite ao usuário ter uma visão maior enquanto percorre a página. A nova barra fica com a cor do site e reúne as abas, a barra de ferramentas e o campo de pesquisa em um único design compacto. Os Grupos de Abas oferecem um novo jeito de salvar e gerenciar as abas. A sincronização dos Grupo de Abas também é feita no Mac, no iPhone e no iPad, para que os usuários continuem seus projetos de qualquer lugar ou compartilhem facilmente as abas com a família e amigos.


O app Atalhos chega ao Mac para ajudar a automatizar as tarefas do dia a dia. Assim como no iPhone e no iPad, os usuários podem usar os Atalhos no Mac para concluir rapidamente as tarefas com os apps que mais usam. Com uma galeria de ações predefinidas desenvolvida especialmente para o Mac, os usuários conseguem compartilhar arquivos de forma instantânea, fazer GIFs animados e muito mais. Usuários de nível avançado podem usar o Editor de atalhos no Mac para personalizar os atalhos de acordo com seus fluxos de trabalho. O app Atalhos está integrado ao macOS, inclusive à barra de menus, ao Finder, ao Spotlight e pode ser usado sem as mãos com a Siri, o que facilita o uso dos atalhos em qualquer app. Os usuários conseguem importar facilmente os fluxos de trabalho existentes do Automator nos Atalhos e usá-los.


Os novos recursos do app Notas ajudam os usuários a se manter organizados, colaborar e criar notas em qualquer lugar. O Quick Note é uma nova maneira fácil dos usuários anotarem ideias em qualquer app ou site. Também é possível incluir links de um app no Quick Note para estabelecer o contexto, mesmo em um site no Safari ou em um endereço no Mapas. Ao trabalhar em projetos com amigos ou colegas no Notas, os usuários podem incluir menções, ver as edições feitas por todos com o novo recurso Visualização de Atividades e organizar suas anotações em categorias usando etiquetas para encontrá-las de forma rápida no novo Tag Browser e nas Pastas Inteligentes baseadas em etiquetas.


Com o Foco, os usuários do Mac conseguem manter a atenção ao filtrar automaticamente notificações não relacionadas à atividade que estão fazendo. É possível informar o status para que todos saibam que estão concentrados em uma tarefa e não interrompam. Quando alguém habilita o Foco em um aparelho, esse recurso é ativado automaticamente nos outros aparelhos e pode ser personalizado de acordo com a atividade atual, como se preparar para uma apresentação ou terminar uma tarefa escolar, por exemplo.



Novas formas de se manter conectado


O FaceTime agora inclui um conjunto de novos recursos de áudio e vídeo que, segundo a gigante de Cupertino, "deixam as chamadas mais naturais e realistas". Com o áudio espacial, as vozes em uma chamada FaceTime parecem vir de onde a pessoa aparece na tela, enquanto o Isolamento de Voz garante a nitidez da voz do usuário e usa o aprendizado de máquina para eliminar o ruído de fundo. O recurso Espectro Amplo deixa passar todo o som do ambiente para que os participantes consigam ouvir tudo. O modo Vertical usa o Neural Engine da Apple no chip M1 (somente para os novos Macs) para desfocar o fundo e gerar um efeito de vídeo, e uma nova Visualização por Grade mostra os participantes em blocos do mesmo tamanho.

O SharePlay é um conjunto de recursos que permite compartilhar experiências durante uma chamada FaceTime. Os usuários podem compartilhar suas músicas favoritas, séries, filmes, projetos e muito mais com a família e amigos em tempo real. Com uma API desenvolvida para ser de fácil adoção, desenvolvedores de terceiros podem levar seus próprios apps para o FaceTime.

Com o recurso Compartilhado com Você, o usuário pode localizar e aproveitar o conteúdo compartilhado pelo app Mensagens, inclusive fotos, vídeos, artigos e muito mais, diretamente de uma aba no Fotos, Safari, Podcasts, Apple News e Apple TV.

Novas formas de trabalhar em diferentes aparelhos Apple


O Controle Universal permite trabalhar com um único mouse e teclado e alternar entre o Mac e o iPad para uma experiência integrada, sem necessidade de configuração. Os usuários podem arrastar e soltar conteúdo de um aparelho para o outro, o que é ótimo para criar o esboço de um desenho com o Apple Pencil no iPad e colocá-lo em um slide do Keynote no Mac, por exemplo.


Com o AirPlay para Mac, os usuários conseguem reproduzir, apresentar e compartilhar praticamente tudo, dos últimos lançamentos em filmes e jogos a fotos de viagem e apresentações, a partir do iPhone ou outro aparelho Apple, diretamente na tela do Mac. O sistema de som do Mac também pode ser usado como alto-falante do AirPlay para que os usuários consigam reproduzir músicas e podcasts ou usá-lo como um segundo alto-falante para o áudio multicômodos.


Outros novos recursos do macOS Monterey


Com o novo globo interativo do app Mapas e uma experiência imersiva e detalhada pela cidade, os usuários conseguem navegar e explorar de novas formas no Mac.

O recurso Texto ao Vivo (Live Text) usa o aprendizado de máquina do aparelho para detectar texto em fotos, inclusive telefones, sites, endereços e números de rastreio, para que os usuários consigam copiar e colar, fazer uma ligação, abrir um site e encontrar informações. O Visual Lookup também usa aprendizado de máquina para ajudar os usuários a descobrir e saber mais sobre animais, arte, pontos de referência e muitos outros itens que aparecem nas fotos. Esses recursos funcionam no macOS, inclusive em apps como Fotos, Mensagens e Safari.

O iCloud+ traz novos recursos, incluindo o Ocultar Meu E-mail, compatibilidade aumentada com o Vídeo Seguro do HomeKit e um novo serviço de privacidade na internet, o iCloud Private Relay, sem custo adicional.

Os AirPods Pro e os AirPods Max proporcionam uma experiência de cinema com o Áudio Espacial em modelos de Mac com o chip M1, M1 Pro e M1 Max (novos Macs).


Recursos de privacidade, como a Proteção de Privacidade do App Mail, permitem que os usuários escolham se os e-mails podem coletar informações sobre suas atividades no Mail, e o indicador de gravação do Mac agora mostra qual app está acessando o microfone.


Com os novos recursos de acessibilidade, qualquer pessoa pode incluir descrições de imagem alternativas diretamente com a Marcação e um melhor Acesso Total com Teclado e novas opções de personalização do cursor deixam a navegação no Mac mais flexível.



Compatibilidade

  • MacBook (início de 2016 ou posterior)

  • MacBook Pro (início de 2015 ou posterior)

  • MacBook Air (início de 2015 ou posterior)

  • iMac (final de 2015 ou posterior)

  • iMac Pro (2017 ou posterior)

  • Mac Pro (final de 2013 ou posterior)

  • Mac mini (final de 2014 ou posterior)


Observação: algumas funcionalidades serão lançadas em futuras atualizações do macOS Monterey e não estão disponíveis imediatamente no lançamento desta primeira versão 12.0.1.



Fonte: Apple

25/10/2021 - 14h05

bottom of page