top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

MacBook Pro com chip M3 de 3 nanômetros deve ser lançado no terceiro trimestre de 2023

Rumores indicam que a próxima geração do MacBook Pro trará melhorias significativas de desempenho e eficiência energética com o chip M3 fabricado no processo de 3 nanômetros.

MacBook Pro com touch bar

A Apple está planejando o lançamento de um novo MacBook Pro com um chip atualizado, fabricado usando o processo avançado de 3 nanômetros da TSMC, no terceiro trimestre de 2023, de acordo com informações do DigiTimes, uma fonte confiável do setor.


Segundo a publicação, "a próxima geração do MacBook Pro da Apple, com lançamento previsto para o terceiro trimestre, contará com processadores de 3 nm, conforme fontes da indústria”.


Essa notícia possivelmente se refere a um novo MacBook Pro de 13 polegadas, equipado com o chip Apple Silicon M3 de próxima geração, o qual a empresa ainda não anunciou oficialmente. O chip M3 está sendo projetado para ser fabricado utilizando o processo de 3 nanômetros da TSMC, o que proporcionará melhorias significativas em desempenho e eficiência energética em comparação com o chip M2, baseado em 5 nm, presente no MacBook Pro de 13 polegadas atual.


Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, em sua Power On Newsletter deste fim de semana, os primeiros Macs com o chip M3 podem ser lançados já em outubro, tornando um lançamento no quarto trimestre mais provável do que no terceiro trimestre. De qualquer forma, é cada vez mais provável que a Apple anuncie o chip M3 ainda este ano. Os primeiros modelos a adotar esse processador provavelmente serão a próxima geração do MacBook Pro de 13 polegadas, o MacBook Air de 13 polegadas e o iMac de 24 polegadas. Até o momento, não há rumores sobre uma possível atualização do MacBook Air de 15 polegadas, lançado no mês passado na WWDC, com o chip M3 em 2023. Possivelmente este novo modelo deve receber atualizações apenas em 2024.


A Apple lançou a mais recente atualização do MacBook Pro de 13 polegadas, com o chip M2, em junho de 2022, com preços a partir de US$ 1.299 nos Estados Unidos. O laptop possui um design que já tem sete anos e é o único Mac que ainda possui uma touch bar em vez de teclas de função físicas. Não há informações sobre grandes mudanças de design no próximo modelo.


iPad Pro com o escrito OLED
Imagem: Reprodução/MacRumors

No primeiro semestre de 2024, a Apple deve atualizar o iPad Pro com o chip M3 e uma tela OLED, trazendo a tecnologia de 3 nm para o seu tablet de última geração. Também é provável que os modelos de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas sejam lançados em 2024, equipados com os chips M3 Pro e M3 Max, respectivamente. Além disso, é possível que um chip M3 Ultra seja lançado no futuro para o Mac Studio e Mac Pro.



Fontes: DigiTimes, Bloomberg e MacRumors

18/7/2023 - 19h32

Comentarios


bottom of page