top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Kuo: recarga rápida na linha iPhone 15 será restrita para carregadores com certificado MFi

O analista Ming-Chi Kuo afirma que a linha iPhone 15 incluirá suporte para velocidades de carregamento mais rápidas apenas quando usados com carregadores USB-C que possuam certficação Made For iPhone (MFi).


Se houver uma mudança esperada, bem rumorada, bem embasada e que marcará o lançamento e a linha iPhone 15, esta é a transição das portas Lightning para USB-C. A mudança ocorrerá principalmente para atender aos requisitos dos regulamentos europeus, que exigem que os dispositivos eletrônicos tenham métodos de carregamento comuns, padronizados e não carreguem a propriedade de uma marca.


A transição, entretanto, pode não significar um volume de benefícios diretos relacionados ao USB-C, como o carregamento e a transmissão de dados mais rápidos, uma vez que a gigante de Cupertino pode restringir certas vantagens associadas ao conector universal. De acordo com Kuo, em publicação no Medium, essa "restrição" pode acontecer por meio da certificação MFi (Made For iPhone) em carregadores, onde a Apple incluirá seu próprio adaptador de 20W. Neste cenário, o analista acredita que a Maçã esteja se preparando para um grande volume na produção do acessório, pois acredita que a substituição pelo carregador seja então, uma tendência.



"Acredito que a Apple otimizará o desempenho da recarga rápida dos carregadores com certificação MFi para o iPhone 15. Entre os carregadores da Apple, o modelo USB-C de 20W é a escolha mais econômica para usuários do iPhone, resultando em forte demanda de substituição para o carregador USB-C de 20W".


Para o leaker, as remessas do adaptador de energia USB-C de 20W da Apple, ainda em 2023, "devem ter um crescimento significativo de 30 a 40% em relação ao ano anterior, totalizando 230 a 240 milhões de unidades". Com o apontamento dessa tendência, a empresa LY iTech, fornecedora atual do acessório para a Maçã, poderá ser a maior beneficiária da grande demanda de produção.


Introduzido pela Apple em 2012, incialmente em sua linha iPhone 5, e logo presente nos iPods touch e iPads, o conector e a porta Lightning certificados por MFi possuem um pequeno circuito integrado que confirmam a autententicidade da certificação quando conectados. Os rumores sugerem que a entrada USB-C dos modelos do iPhone 15 terão esse mesmo modelo de autenticação, ainda que as portas USB-C dos iPads não contenham a mesma tecnologia para esse reconhecimento.


Imagem: News On Apple

É nesse contexto que, do ponto de vista do usuário, possa vir a preocupação com a possibilidade de a Apple utilizar a certificação MFi para limitar recursos de carregamento rápido e transferência de dados em alta velocidade apenas para cabos certificados. A previsão de Kuo, sobre a certificação MFi em carregadores, remete extamente a este cenário.


Anteriormente, o analista havia afirmado que as entradas USB-C do iPhone 15 e do iPhone 15 Plus permanecerão limitadas às velocidades Lightining/USB 2.0, enquanto as velocidades de transferência mais rápidas serão exclusivas dos modelos ‌iPhone 15 Pro‌ e ‌iPhone 15 Pro‌ Max.



Fontes: MacRumors e Medium

22/3/2023 - 8h05

bottom of page