top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Kuo: iPhone 15 mudará entrada de Lightning para USB-C em 2023

A Apple abandonará sua porta Lightning proprietária e mudará para a USB-C em todos ou possivelmente em alguns modelos da linha iPhone 15 destinada a ser lançada no segundo semestre de 2023, de acordo com o analista Ming-Chi Kuo.


Desde o ‌iPhone‌ 5, a Apple mantém a porta Lightning no ‌iPhone‌, apesar de grande parte da indústria ter mudado para o USB-C. Em um tweet, Kuo disse que a mais recente pesquisa da cadeia de suprimentos indica que a Apple abandonará o Lightning em favor do USB-C em 2023. O conceituado analista observou que o USB-C melhoraria as velocidades de transferência no ‌iPhone‌ e melhoraria as velocidades de carregamento.



"(1/2) Minha pesquisa mais recente indica que o novo iPhone do 2S23 [segundo semestre de 2023] abandonará a porta Lightning e mudará para a porta USB-C. O USB-C pode melhorar a velocidade de transferência e carregamento do iPhone em designs de hardware, mas os detalhes finais das especificações ainda dependem do suporte ao iOS". "(2/2) Espera-se que os fornecedores existentes relacionados ao USB-C do ecossistema da Apple (por exemplo, interface de controle, conector) se tornem o foco do mercado nos próximos 1 a 2 anos, graças a grandes pedidos de iPhones e adoção de portas USB-C pelos acessórios".

Kuo havia dito, anteriormente, que a Apple ficaria com o Lightning no ‌iPhone‌ no "futuro previsível", dizendo que a mudança para USB-C seria prejudicial para os negócios do Programa MFi (acessórios "Made for iPhone") e teria menor especificação à prova d'água. Agora, a Apple supostamente mudou seu tom. Uma possível razão para a mudança de opinião seria a pressão exercida pela União Europeia (UE).


A UE continua avançando com a aprovação de uma nova legislação que forçaria a Apple a adotar o USB-C em todos os iPhones, iPads e AirPods vendidos na Europa. Se for aprovada, a lei exigirá que a Maçã fabrique modelos equipados com USB-C especialmente projetados em seus produtos para a Europa, mantendo o resto do mundo preso ao Lightning ou adotando o padrão USB tipo C para todos globalmente.


A maior parte dos iPads já possui USB-C para velocidades de transferência mais rápidas de acessórios como câmeras. Para fotógrafos e diretores de fotografia, um segmento demográfico que a Apple deseja atingir com seus iPhones de última geração, a porta Lightning representa um gargalo para a transferência de grandes arquivos de vídeo e foto. Uma mudança para USB-C facilitaria esse fluxo de trabalho, a transferência de arquivos e seria suportado por um ecossistema mais amplo de acessórios.



A especulação inicial era que a Apple manteria a porta Lightning no ‌iPhone‌ até que estivesse pronta para ficar totalmente sem porta, contando simplesmente com o MagSafe para carregar e transferir arquivos. O ‌MagSafe‌ foi introduzido no iPhone 12, em 2020, e ainda é uma tecnologia relativamente nova, lenta e que precisa evoluir‌. A pressão colocada pela UE pode ter forçado a Apple a reconsiderar seu cronograma, exigindo que a gigante de Cupertino cumpra possíveis regulamentos futuros e mude o ‌iPhone‌ para uma conexão USB-C.



Fonte: MacRumors

12/5/2022 - 14h45

bottom of page