• Rafael de Angeli

Kuo: iPhones de 2023 terão lente 'teleobjetiva periscópica'

O analista também compartilhou detalhes sobre os iPhones de 2021 e 2022, além da previsão sobre a tecnologia de lente periscópio em 2023.


Os iPhones adotarão uma "teleobjetiva periscópica" em 2023, de acordo com o respeitado analista da TF Securities, Ming-Chi Kuo. Há vários rumores anteriores sobre o trabalho da Apple em uma lente periscópio, o que permitiria melhorias significativas nas capacidades de zoom óptico. Kuo disse, anteriormente, que esperava que a Maçã adotasse uma lente periscópio nos modelos do iPhone de 2022, mas agora acredita que isso não acontecerá até 2023.


Os smartphones existentes já adotaram a tecnologia de lentes periscópio. O P30 Pro da Huawei permite zoom ótico de 5x, e um ‌iPhone‌ com lente periscópio pode ter recursos semelhantes. Os iPhones atuais têm um máximo de zoom óptico de 2,5x e zoom digital de 12x, mas melhores recursos podem permitir que os telefones da Apple compitam com smartphones que se concentram na funcionalidade de zoom. Os mais recentes da Samsung, por exemplo, têm um recurso de zoom 100x que os atuais iPhones não conseguem igualar.


Além da previsão sobre a tecnologia de lentes periscópicas em 2023, Kuo compartilhou detalhes sobre os iPhones de 2021 e 2022.


Para os iPhones de 2021, o analista acredita que a Apple adotará um novo transmissor de identificação facial feito de material plástico em vez de vidro, o que agora seria possível graças às tecnologias de revestimento aprimoradas. Não se sabe se isso trará benefícios para o usuário final‌ ou se simplesmente significará uma redução no custo de produção para a empresa.


"No passado, acreditava-se amplamente que a razão pela qual as lentes TX tinham que adotar o material de vidro era para evitar a distorção devido ao calor gerado pela operação do VCSEL. Nossa última pesquisa indica que a lente Face ID TX para os novos iPhones‌ de 2021 será feita de plástico em vez de vidro, graças às tecnologias de revestimento aprimoradas. Os fornecedores de lentes de plástico TX serão Largan e Genius, com Largan sendo a principal beneficiária desta mudança de material devido à sua maior participação no fornecimento".

Os iPhones de última geração lançados em 2021 também apresentarão uma nova lente Ultra-angular, com a Apple atualizando de uma lente de 5 para 6 elementos, o que Kuo diz ser possível através de "vantagens de design e produção".


Kuo disse que as melhorias na câmera traseira que chegarão aos iPhones de última geração em 2022 se concentrarão nas lentes teleobjetiva, com a Apple atualizando de uma lente de 6 para 7 elementos para o ‌iPhone‌ 14 (13 ou 13S, dependendo da nomenclatura deste ano).


Os modelos ‌de iPhone‌ que chegarão em 2022 também deverão adotar um novo "design de lente unibody", que Kuo diz que a gigante de Cupertino usará para reduzir o tamanho do módulo da câmera frontal.


"Para reduzir o tamanho do módulo da câmera frontal, prevemos que o novo ‌iPhone‌ adotará um design de lente monobloco em 2022, no mínimo. Este projeto requer que a lente e o VCM [motor da bobina de voz] sejam montados antes do envio para o CCM. Como Largan começará a enviar o ‌iPhone‌ VCM para novos iPhones de 2021, acreditamos que, se a Apple adotar o design de lente unibody no futuro, Largan, uma nova fornecedora de VCM, poderá integrar as vantagens de produção de design de lente e se beneficiar dessa nova tendência".

Kuo disse, anteriormente, que acredita que os modelos de 2022 do ‌iPhone‌ farão a transição de uma tela com notch para uma “tela com furo” (punch-hole), que alguns smartphones Android adotaram. Espera-se que a Apple use esse design para os iPhones de última geração que chegarão em 2022, mas se os rendimentos de produção forem altos o suficiente, todos os modelos poderão usar o mesmo design "com furo".



Fonte: MacRumors

13/03/2021 - 1h24