top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

iPhone 16 Ultra deve revolucionar a fotografia móvel com supertelefoto e sensores de câmeras maiores

Rumores apontam para uma câmera supertelefoto e um sensor de câmera significativamente maior no iPhone 16 Pro Max (ou 16 Ultra).

iPhone 14 Pro Max na cor verde

A Apple parece estar se preparando para redefinir os padrões da fotografia em smartphones com o lançamento do iPhone 16 Pro Max em 2024. Segundo rumores, o modelo da linha Pro Max (ou Ultra) que será apresentado no próximo ano pode ser o primeiro a apresentar uma câmera supertelefoto com periscópio, proporcionando um zoom óptico drasticamente aumentado em relação aos modelos anteriores.


As informações são provenientes da conta 'Digital Chat Station' no site Weibo, uma fonte que já forneceu detalhes precisos sobre os planos da gigante de Cupertino anteriormente. Essas informações sugerem que a empresa está planejando introduzir uma câmera com uma distância focal superior a 300 mm no iPhone 16 Pro Max. Para colocar isso em perspectiva, os modelos iPhone 13 Pro e iPhone 14 Pro atuais possuem uma câmera telefoto com uma distância focal equivalente a 77 mm. Ainda não temos informações assertivas sobre a distância focal para o iPhone 15 Pro, que deve ser lançado este ano. Portanto, com base nas informações que temos hoje sobre os modelos disponíveis e os rumores, uma distância focal superior a 300 mm seria um aumento considerável.


Câmeras do iPhone 14 Pro Max
Imagem: Reprodução/MacRumors

As câmeras supertelefoto são frequentemente utilizadas para fotografia de esportes e animais selvagens, mas também são úteis para fotografia de retratos, desde que haja uma distância suficiente entre o sujeito e o fotógrafo. A mudança parece ser facilitada pela atualização da Apple para um sistema de câmera telefoto com periscópio, que deve começar com o iPhone 15 Pro Max ainda este ano.


Além disso, a Maçã também está supostamente planejando trazer a câmera telefoto para ambos os modelos "Pro" no próximo ano, um planejamento aparentemente possibilitado por um leve aumento no tamanho do iPhone 16 Pro em relação ao iPhone 15 Pro. Isso permitiria à Apple manter a diferenciação entre os dois dispositivos "Pro" no próximo ano, pois a câmera supertelefoto seria exclusiva do iPhone 16 Pro Max.


O leaker Ming-Chi Kuo havia analisado, no começo do ano, que uma necessidade de trazer a tecnologia de lentes periscópio para os iPhones Pro que serão lançados em 2024 beneficiaria empresas e fornecedoras parceiras da Apple, mas, na ocasião, apontou que apenas os modelos Pro Max ou Ultra receberiam novas tecnologias.



A análise de Kuo está de acordo com a tendência da Maçã de introduzir tecnologias mais robustas em seus modelos mais avançados. No entanto, isso contradiz uma notícia do site The Elec, que informava que uma lente periscópio 'Folded Zoom' estaria disponível nos iPhones 16 Pro e 16 Pro Max (e possivelmente um modelo Ultra) no próximo ano.


Conceito de iPhone 16 Ultra
Conceito/Reprodução: 4RMD

Outro rumor que circula é que o iPhone 16 Pro Max contará com um sensor de câmera 12% maior, com tamanho de 1/1.14 polegada. Atualmente, o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max possuem um sensor de 1/1.28 polegada. Um sensor maior poderia melhorar a faixa dinâmica da câmera principal do iPhone e o desfoque do fundo. Ele também poderia melhorar substancialmente as capacidades de fotografia em baixa luz, já que uma área de superfície maior pode capturar mais luz com a mesma velocidade do obturador e abertura.


"Obturador" é o termo mais comumente usado em fotografia para se referir ao mecanismo que controla o tempo de exposição à luz.


Como sempre, é importante tratar esses rumores com cautela. Os planos da Apple para um iPhone que está a mais de um ano de distância podem mudar com base em coisas como taxas de produção, disponibilidade de suprimentos e peças, e preços. No entanto, se esses rumores se concretizarem, o iPhone 16 Pro Max (ou 16 Ultra) poderá oferecer um aumento notável no desempenho da câmera.



Fontes: MacRumors, 9to5Mac, Weibo, The Elec, Twitter e 4RMD

19/7/2023 - 17h31

Kommentare


bottom of page