top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

iPhone 14 poderá ter melhor duração de bateria graças a um novo chip 5G

Os "iPhones 14" poderão oferecer melhor duração da bateria e apresentar conectividade Wi-Fi 6E, graças a um novo chip 5G, afirmam fontes da cadeia de suprimentos na Ásia.


O Economic Daily News de Taiwan relatou que a TSMC obteve todos os pedidos da Apple para seus chips de radiofrequência (RF) 5G para a linha ‌iPhone 14‌, substituindo a Samsung. Os chips, provavelmente relacionados à seleção da Apple do modem Snapdragon X65 da Qualcomm, devem ser produzidos usando o processo de 6 nanômetros da TSMC, que a fornecedora anunciou no ano passado. A TSMC disse que o processo de 6 nm para chips de RF 5G pode fornecer um chip fisicamente menor com menor consumo de energia.


O processo de RF de 6 nm permite que o chip use menos energia nas bandas 5G sub-6 GHz e mmWave enquanto ainda oferece um alto nível de desempenho. Além de ser mais eficiente, espera-se que a redução do grande componente do transceptor de RF dentro do iPhone libere espaço. Cada milímetro quadrado adicional de espaço recuperado pretende criar mais espaço para uma bateria maior. Juntos, a eficiência aprimorada e a miniaturização do chip de RF resultam em melhor vida útil geral da bateria.


O chip transceptor de RF também é relatado para oferecer suporte para Wi-Fi 6E, de acordo com rumores anteriores, alegando que a linha ‌iPhone 14‌ suportará a nova conectividade. O Wi-Fi 6E oferece os recursos e capacidades do Wi-Fi 6, incluindo maior desempenho, menor latência e taxas de dados mais rápidas, estendidas para a banda de 6 GHz. O espectro adicional fornece mais espaço aéreo além do Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz existentes, resultando em maior largura de banda e menos interferência.


Em 2019, a Apple e a Qualcomm resolveram uma batalha legal e chegaram a um acordo de fornecimento de chipset de vários anos, abrindo caminho para a Maçã usar os modems 5G da Qualcomm. Um documento judicial do acordo revelou que a Apple estava planejando usar o modem Snapdragon X60, fabricado pela Samsung, na linha iPhone 13, seguido pelo modem Snapdragon X65 nos iPhones‌ de 2022.


A partir de 2023, espera-se que a Apple se afaste dos chips da Qualcomm e implemente seu próprio modem 5G personalizado nos ‌iPhones‌.


O X65 é o primeiro modem 5G de 10 Gigabit e sistema de antena para smartphones do mundo, permitindo velocidades de dados teóricas de até 10 gigabits por segundo. Embora as velocidades de download do mundo real provavelmente sejam muito mais lentas, o X65 tem outros benefícios, como eficiência de energia aprimorada, cobertura aprimorada para bandas mmWave e sub-6 GHz e suporte para todas as frequências mmWave comercializadas globalmente.


Conceito do iPhone 14, que deve apresentar dois recortes na tela. Imagem: Reprodução/MacRumors

A mudança da Samsung para a TSMC, feita pela Apple para fabricar seus chips de RF para sua linha de‌ iPhones‌ de 2022 parece fazer parte da solidificação final da cadeia de suprimentos do ‌iPhone 14‌ antes do início da produção em massa. Simultaneamente, a Foxconn iniciou a produção experimental do iPhone 14 Pro.



Fontes: Economic Daily News e MacRumors

24/2/2022 - 2h42

bottom of page