top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Hyundai e Kia dizem que não estão em discussões para o desenvolvimento do Apple Car

A Apple está em negociações com pelo menos seis montadoras japonesas sobre possíveis parcerias de fornecimento e fabricação de seu carro inteligente.

Conceito: Apple Insider

Após semanas de rumores desenfreados sobre o Apple Car, a Hyundai e sua subsidiária Kia disseram que não estão (ou pelo menos não mais) em discussões com a Apple para cooperar no desenvolvimento de um veículo elétrico autônomo, de acordo com a Bloomberg.


A Hyundai confirmou, no mês passado, que a Maçã estava em discussões com uma variedade de montadoras globais, incluindo a Hyundai. No entanto, a montadora recuou na declaração poucas horas depois, e apenas disse que "recebeu pedidos de cooperação potencial de várias empresas em relação ao desenvolvimento de VEs (veículos elétricos) autônomos".


A Bloomberg informou que as negociações entre a Apple e a Hyundai "pausaram recentemente", acrescentando que a declaração original da Hyundai e as notícias subsequentes “irritam a Apple", empresa conhecida por sua cultura de sigilo.


Na semana passada, o jornal coreano Dong-A Ilbo informou que a Apple planejava investir o equivalente a US$ 3,6 bilhões na Kia como parte de uma parceria de fabricação planejada entre as duas empresas e que teriam visto a Kia construir o Apple Car em sua fábrica de montagem na Geórgia. O analista Ming-Chi Kuo previu que o Apple Car seria baseado na plataforma de veículos elétricos E-GMP da Hyundai, que permitiria um alcance de mais de 300 milhas (483 km), aceleração de 0 a 60 milhas (97 km) por hora em apenas 3,5 segundos, uma velocidade máxima de 160 milhas (257,5 km) por hora, até uma carga de 80% em 18 minutos e muito mais.


A Nikkei Ásia informou que a Apple está em discussões com pelo menos seis montadoras japonesas sobre possíveis parcerias de fornecimento e fabricação, então parece que a gigante de Cupertino ainda está no estágio inicial de negociações com montadoras de todo o mundo.


De qualquer forma, acredita-se que o Apple Car ainda esteja a anos de ser lançado, com previsões que variam de 2024 até 2028.



Fontes: Bloomberg e MacRumors

15/02/2021 - 0h24

bottom of page