• Rafael de Angeli

Hoje comemoramos o 45º aniversário de fundação da Apple

Há 45 anos, em 1º de abril de 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne assinaram um contrato fundando a Apple Computer Company.


Dias depois, Ronald Wayne desistiu e recebeu US$ 800, deixando Steve Jobs e Steve Wozniak lançarem o Apple I, que levou a Maçã a revolucionar a indústria de computadores pessoais antes de passar para outros mercados e se tornar uma das empresas mais bem-sucedidas da história moderna.



Steve Wozniak se desligou da Apple em 1985, deixando o gênio Steve Jobs no comando. Sob sua liderança e depois de passar por alguns contratempos (como o trabalho de Jobs na empresa NeXT), a Apple lançou produtos icônicos como o iMac G3, o MacBook, o iPod, o iPhone original e o iPad, junto com serviços, como a App Store e o iTunes.



Depois que Steve Jobs faleceu em 2011, Tim Cook assumiu e manteve vivo seu legado, lançando novos iPhones, iPads e novas linhas de produtos, como o Apple Watch, o HomePod e os AirPods. Cook também supervisionou a profunda investida da Apple em serviços, com os lançamentos do Apple News+, Apple TV+, Apple Arcade, Apple Music e Apple Fitness+.


De 1º de abril de 2020 ao dia de hoje, mesmo durante a pandemia que assola o mundo, a Apple conseguiu o que ninguém esperava: se tornou a primeira empresa americana a ultrapassar o valor de mercado de US$ 2 trilhões, bateu recordes de receitas e lucros, assumiu compromisso de neutralizar toda a emissão de carbono até 2030, recuperou o posto de marca mais valiosa do mundo após cinco anos, fez com que o iPhone 12 se tornasse o smartphone 5G mais vendido do mundo e vendeu quase duas vezes mais smartphones que a Samsung em 2020 em todo o mundo, além de destinar centenas de milhões de dólares para causas sociais. E ainda existem muitos futuros novos produtos no horizonte da empresa, sempre rumorados pelo News On Apple, como as AirTags, o Apple Glass, o Headset de AR/VR, o Apple Car, entre outros que ainda nem imaginamos, mas que certamente usaremos e não conseguiremos mais viver sem.


1º de abril, além de ser o dia de fundação da Apple, é também o Dia da Mentira. Dada a situação atual em que vivemos no Brasil, sendo ontem (31 de março) o pior dia do pior mês da pandemia, o News On Apple não compartilhará piadinhas do Dia da Mentira que normalmente circulam. Muitas empresas deixaram de fazer piadas este ano pelo mesmo motivo. Queremos que nossos leitores estejam cientes da data para evitar de cair em qualquer pegadinha inoportuna.


Parabéns, Apple! 🥳🍎🎈



01/04/2021 - 0h20