top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Gurman: Apple deverá anunciar mudança simples e 'revolucionária' para ativar a Siri na WWDC

Em uma notícia não exatamente nova, o jornalista Mark Gurman especula que a complexidade envolvida nas mudanças na forma como poderemos ativar a assistente virtual da Apple está relacionada a uma grande evolução em sua performance e utilidade.

Imagem: Reprodução/cnet.com

Na WWDC que ocorerrá amanhã, dia 5 de junho, a Apple poderá anunciar uma grande mudança na Siri. O famoso comando “E aí, Siri” deverá ser abandonado, dando lugar a uma forma muito mais fácil de acionar a assistente, chamando-a apenas pelo seu nome: “Siri”. Essa é a principal informação vazada pelo jornalista e leaker Mark Gurman, da Bloomberg, em um tweet no dia 3 de junho, mas suas análises não param por aí.



A empresa está trabalhando em uma iniciativa para descartar o “E aí” na frase de ativação para que o usuário precise apenas dizer "Siri" - como parte de um comando. Embora isso possa parecer uma pequena mudança, fazer a troca é um desafio técnico que requer uma quantidade significativa de treinamento em AI [Inteligência Artificial] e trabalho de engenharia subjacente.
A complexidade envolve a Siri ser capaz de entender a frase singular "Siri" em vários sotaques e dialetos diferentes. Ter duas palavras - “Hey, Siri" - aumenta a probabilidade de o sistema captar o sinal corretamente".

A mudança parece ser bastante simples em um primeiro momento, mas é exatamente na complexidade envolvida para garantir que a assistente possa ser ativada que Gurman acredita que possa existir uma evolução que aproximaria a ‌Siri‌ de assistentes de voz de empresas concorrentes, como a Alexa, da Amazon, que pode ser acionada simplesmente iniciando um comando com "Alexa". Gurmanhavia especulado que a Maçã poderia estar trabalhando em integrações com a Siri muito mais profundas em aplicativos, dispositivos ou serviços de terceiros, o que a tornaria muito mais eficiente e útil do que é hoje.


Com o mais recente tweet de Gurman e a já conhecida necessidade de que a Apple trabalhe em mudanças efetivas na Siri para se reposicionar no mercado que envolve as assistentes virtuais e suas interações com outros dispositivos, parece que a gigante de Cupertino poderá realmente fazer mais um anúncio bastante relevante para o mundo da tecnologia durante a WWDC.


Fontes: Twitter, Bloomberg e MacRumors

4/6/2023 - 18h17

Comments


bottom of page