• Rafael de Angeli

Fotos em 48 MP do iPhone 14 Pro somente estarão disponíveis em ProRAW e pesando cerca de 75 MB cada

Se você planeja aproveitar ao máximo o sistema de câmeras do iPhone 14 Pro e do ‌iPhone 14 Pro‌ Max usando por completo o sensor principal de 48 megapixels, prepare-se para que suas fotos consumam uma quantidade significativa de armazenamento.


De acordo com um código encontrado no iOS 16 por um colaborador do site MacRumors, as fotos em formato ProRAW de 48 megapixels tiradas na câmera principal dos iPhones 14 Pro terão aproximadamente 75 MB de tamanho cada, três vezes maiores do que as imagens tiradas com o sensor de 12 megapixels em um iPhone 13 Pro ou ‌em um iPhone 14 Pro‌. Em um breve vídeo da YouTuber Sara Dietschy, após o evento "Far Out" da Apple, uma foto tirada com o sensor de 48 MP pode ser vista no aplicativo Fotos com 80,4 MB de tamanho e resolução de 8.064 x 6.048 pixels.


Embora lógico, o aumento do consumo de armazenamento de fotos em ProRAW de 48 megapixels é um aspecto importante a ser considerado para os clientes ao escolher quanto armazenamento desejam ter em seu ‌iPhone 14 Pro‌ ou ‌iPhone 14 Pro‌ Max. Ambos são oferecidos em opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB.


O novo sensor de 48 megapixels pode capturar fotos em ProRAW com detalhes nítidos e vem com um "novo modelo de aprendizado de máquina [que] oferece imagens mais nítidas e menos ruído para detalhes sem precedentes". Os ‌iPhones 14 Pro‌ e ‌14 Pro‌ Max têm um novo sensor quad-pixel que mescla quatro pixels em um para fornecer fotos de 12 megapixels mais nítidas e brilhantes.


Sensor 65% maior


O sensor de imagem da câmera principal dos iPhones 14 Pro é 65% maior que o dos iPhones 13 Pro, um aumento que ajuda a dobrar seu desempenho com pouca luz, de acordo com Vitor Silva, gerente de produto do iPhone, da área de marketing mundial de produtos.



O sensor de 48 megapixels pode ser usado de duas maneiras. Primeiro, os 12 megapixels centrais da imagem podem atuar como uma câmera teleobjetiva com zoom de 2x, cortando a parte externa da imagem. Em segundo lugar, ao fotografar no formato ProRAW mais avançado, você pode obter imagens de 48 megapixels, o que é bom para tirar fotos de paisagens grandes com muitos detalhes ou para ter mais flexibilidade para cortar uma foto sem perder muita resolução.


Pixel Binning chega ao iPhone


A aposta da Apple está no Pixel Binning, o sistema de agrupamento de pixels que conhecemos desde que a Huawei o implementou sob o nome de Light Fusion no Huawei P20 Pro. Quatro anos depois, a gigante de Cupertino aposta no mesmo recurso.


A Apple manteve as câmeras principais de 12 megapixels desde que as usou pela primeira vez no iPhone 6S em 2015. A abordagem ofereceu um equilíbrio razoável de detalhes e desempenho com pouca luz sem gastar muito ou sobrecarregar os processadores de smartphones que lidam com dados de imagem. Mas os rivais, principalmente a Samsung, adicionaram sensores de imagens com 48 e até 108 megapixels.


Mais pixels não é sinal de qualidade. Nunca foi e nunca será. Aumentar a contagem de megapixels significa diminuir o tamanho de cada pixel, e isso pode prejudicar a qualidade da imagem, a menos que haja muita luz.


Ao juntar grupos de pixels 2x2 ou 3x3 em um único pixel virtual, com o recurso Pixel Binning, os fabricantes de câmeras obtêm mais flexibilidade. Quando há luz abundante, a câmera pode tirar uma imagem de 48 megapixels que permite mergulhar melhor nos detalhes. Mas se estiver escuro, a câmera usará os pixels virtuais para tirar uma foto de 12 megapixels que sofre menos com o ruído da imagem e outros problemas.



Ao tirar fotos comuns com o iPhone 14 Pro, a Apple captura fotos de 12 megapixels, seja com a câmera ultra-angular, a câmera grande-angular principal, a câmera teleobjetiva 3x ou o novo modo teleobjetiva 2x que usa o centro do sensor da câmera principal. Para obter os 48 megapixels completos, você terá que usar o formato ProRAW, que oferece mais detalhes e flexibilidade de edição, mas requer um trabalho manual para converter em uma imagem JPEG ou HEIC.


"Agora você pode tirar [fotos com] o ProRAW com resolução de 48 megapixels, aproveitando cada pixel da câmera principal", disse Silva. "É inacreditável o quanto podemos ampliar".

A opção de teleobjetiva 2x usa os 12 milhões de pixels relativamente pequenos no centro do sensor da câmera principal de 48 megapixels. Isso significará uma qualidade de imagem inferior do que fotografar com os 48 megapixels completos. Mas a Apple, que aumentou consideravelmente o tamanho do sensor em comparação com o ano passado, diz que mesmo esses pixels ainda são maiores do que nas lentes teleobjetivas dos iPhones.


"Podemos ir além das três lentes fixas do sistema de câmera profissional", disse Silva. O modo 2x também pode gravar vídeos em 4K. Embora seus pixels sejam um quarto da área da câmera principal no modo de 12 megapixels, o modo 2x ainda recebe a lente de abertura f1.78 relativamente ampla da câmera principal para melhores habilidades de coleta de luz do que muitas câmeras teleobjetivas de smartphones existentes no mercado.



Os ‌iPhones 14 Pro‌ e 14 Pro‌ Max estão disponíveis em pré-venda, nos Estados Unidos, desde sexta-feira, 9 de setembro, e começarão a ser enviados aos clientes na sexta-feira, 16 de setembro. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento.



Fontes: CNET e MacRumors

13/9/2022 - 1h13