top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Como funciona a conectividade via satélite nos iPhones 14

Com a linha iPhone 14, a Apple introduziu um novo recurso de SOS de Emergência via satélite, projetado para permitir que mensagens de emergência sejam enviadas mesmo quando as conexões de celular e Wi-Fi não estiverem disponíveis.


Quando funciona


A conectividade via satélite está disponível para ser usada sempre que você estiver fora do alcance do Wi-Fi ou celular e precisar enviar uma mensagem de emergência.


A Apple diz que o recurso foi projetado para uso em espaços abertos com uma linha de visão clara para o céu. Sendo assim, o desempenho pode ser afetado se houver árvores ou edifícios próximos.



Opções de mensagens


Você não pode fazer chamadas telefônicas usando o recurso SOS via Satélite, mas pode enviar mensagens curtas de texto. O iPhone antecipará perguntas vitais para avaliar sua situação e enviará essas informações para a equipe de emergência assim que estiver conectado.



A Apple criou um algoritmo de compressão que torna as mensagens de texto três vezes menores para acelerar ao máximo a comunicação.


Se você estiver em uma área onde os serviços de emergência podem receber mensagens de texto, ela será enviada diretamente, caso contrário, seguirá para um centro de retransmissão com especialistas treinados pela Apple que poderão fazer uma chamada de emergência para você.



Acessando a Conectividade via Satélite


O uso da funcionalidade de satélite requer que seu ‌iPhone‌ se conecte a um satélite no céu, então o ‌iOS o guiará para onde apontar seu ‌iPhone‌ para conectá-lo ao satélite mais próximo.


Atrasos no pedido de socorro


A Apple diz que, se você tiver uma visão clara do céu, uma mensagem curta pode ser enviada em 15 segundos, mas também pode levar vários minutos se houver obstruções.


Integração com a Rede Buscar


Por meio da conectividade via satélite, os usuários do ‌iPhone‌ podem compartilhar sua localização na Rede Buscar, mesmo quando não há conexão celular ou Wi-Fi, o que oferece segurança adicional para quem acampa ou caminha em áreas remotas.


Detecção de falhas


Os ‌iPhones 14‌ têm um novo acelerômetro dual-core que pode detectar medições de força G de até 256 Gs e um novo giroscópio de alta faixa dinâmica, ambos para detecção de falhas. A Detecção de Falhas é um novo recurso que combina com o satélite de emergência, pois permite obter ajuda mesmo se você estiver em um local remoto.


Parceria com a Globalstar


Conforme rumores, a Apple está trabalhando com a Globalstar no recurso de conectividade via satélite. Ela será a operadora de satélite da Maçã e concordou em alocar 85% de sua capacidade de rede atual e futura para suportar os iPhones.


O contrato com a Apple diz que a Globalstar fornecerá e manterá todos os recursos, incluindo pessoal, software, sistemas de satélite e muito mais, e manterá padrões mínimos de qualidade e cobertura.


Preços


Ainda não há detalhes sobre quanto custará a conectividade via satélite, mas todos os usuários do ‌iPhone 14‌ terão dois anos do serviço gratuitamente.


Disponibilidade


A conectividade via satélite estará disponível inicialmente somente nos Estados Unidos e no Canadá em todos os modelos do ‌iPhone 14 (iPhones 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max)‌. Os viajantes internacionais que visitam os Estados Unidos e o Canadá podem usar o SOS de Emergência via satélite, exceto se comprarem seu telefone na China continental, Hong Kong ou Macau, pois o SOS de Emergência via satélite não é oferecido nesses países.



A Apple diz que o SOS de emergência via satélite pode não funcionar em locais acima de 62° de latitude, como partes do norte do Canadá e do Alasca.


Data de lançamento


O SOS de emergência via satélite está programado para ser lançado em novembro de 2022.




Fontes: Apple e MacRumors

10/9/2022 - 0h10

bottom of page