• Rafael de Angeli

Como funciona a Dynamic Island, novo 'recurso mágico' dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max

Com o lançamento do iPhone 14 Pro e do ‌iPhone 14 Pro‌ Max, a Apple apresentou um design atualizado que elimina o notch na frente da câmera TrueDepth. Em vez disso, a Maçã reduziu o hardware e colocou o sensor de proximidade sob a tela, permitindo um recorte menor em forma de pílula.


Como aprendemos durante o ciclo de rumores, o novo design consiste em um círculo para a câmera e um segundo recorte em forma de pílula para o hardware TrueDepth, mas a Apple os combinou em um único formato que está chamando de Dynamic Island, uma das mudanças mais inteligentes na interface do usuário que a Maçã implementou nos últimos anos.


A forma Dynamic Island


A Dynamic Island não é um recorte estático e pode mudar de tamanho e forma para se misturar à interface do usuário e fornecer novas ferramentas visuais na frente e no centro da tela do iPhone. No uso padrão, é um pequeno recorte em forma de pílula, mas a Apple usa pixels para expandi-la para corresponder a diferentes tarefas.



Ao fazer um pagamento do Apple Pay, por exemplo, a Dynamic Island se expande em uma forma quadrada para corresponder à interface de confirmação do Face ID e, durante uma chamada telefônica, ela se expande para ser maior para que você possa ter os controles do telefone na frente e no centro.


Basicamente, a Dynamic Island é capaz de abrigar tarefas contínuas em segundo plano às quais você pode precisar voltar enquanto faz outras coisas no iPhone.



Como a Dynamic Island pode ser usada

  • Expandida em um retângulo grande para mostrar as próximas direções do Google Maps sem precisar abrir o aplicativo;

  • Exibindo as direções do Mapas em uma interface menor em forma de pílula para quando você precisar apenas dar uma olhada rápida na próxima curva;

  • Formato quadrado para confirmação de pagamento ‌Apple Pay‌;

  • Mostrando uma forma de onda de música e o tempo restante em uma canção que está tocando;

  • Acompanhando a hora de chegada de um Uber;

  • Exibindo indicadores de privacidade quando o microfone ou a câmera estão em uso;

  • Exibindo uma pequena barra com o ícone do telefone e a duração da chamada;

  • Mostrando um temporizador;

  • Acompanhamento de resultados esportivos;

  • Acessando controles de música e seu reprodutor;

  • Mostrando o status da conexão dos AirPods e a duração da bateria;

  • Exibindo o status de carregamento do ‌iPhone‌ e a duração da bateria.



A Dynamic Island pode mostrar notificações ou informações que você está acompanhando ativamente. Ela funcionará com o recurso Atividades ao Vivo que vem no iOS 16, para que você possa acompanhar resultados esportivos, corridas de Uber e muito mais diretamente da parte superior da tela do ‌iPhone‌.


Vale a pena notar que sempre que a Dynamic Island está em uso, ela está fazendo sua tarefa sem interromper o que está realizando em algum aplicativo. Portanto, se você estiver lendo o Facebook, por exemplo, também poderá controlar sua música através da Dynamic Island com apenas um toque.


Ilha Dividida


Como o sistema de câmera TrueDepth está realmente alojado em dois recortes separados que são mesclados por meio de software, a Dynamic Island pode fazer um truque interessante ao se separar em uma pequena pílula à esquerda e um círculo à direita, ambos capazes de exibir informações diferentes ao mesmo tempo, como controles de música e um temporizador.



Interação da Dynamic Island


Quando tocada, a Dynamic Island se expande para ficar maior para que você possa interagir com o conteúdo que está oferecendo no momento e, quando estiver em um aplicativo, deslize para cima para enviar o conteúdo do app para a Dynamic Island para que você possa voltar para a tela inicial.


Suporte a aplicativos de terceiros


A Apple está permitindo que desenvolvedores de aplicativos de terceiros integrem seus apps na Dynamic Island para que você possa acessar seus conteúdos. O aplicativo de terceiros Flighty, por exemplo, é capaz de colocar as informações do seu voo na Dynamic Island para que você possa vê-las com um toque.



Disponibilidade


A Dynamic Island está limitada ao ‌iPhone 14 Pro‌ e ao ‌iPhone 14 Pro‌ Max. Os modelos padrão do iPhone 14 e iPhone 14 Plus continuam oferecendo o mesmo notch que a linha iPhone 13.


Reações da Dynamic Island


Até agora, as reações à Dynamic Island foram amplamente positivas, como pode ser visto nos vídeos que separamos para você conhecer melhor o recurso:








Fontes: Apple, YouTube e MacRumors

9/9/2022 - 3h25