• Rafael de Angeli

Empresa britânica cria renders 3D do 'Apple Car' com base em patentes e em produtos Apple

A Vanarama, empresa britânica de locação de veículos, tentou imaginar como seria o primeiro "Apple Car", inspirando-se em iPhones, MacBooks e outros produtos da Apple e combinando-os com patentes reais da Maçã para criar um conceito 3D que pode ser explorado por dentro e por fora.


Dado que a Apple permanece calada sobre seus planos de carros elétricos autônomos, o conceito é, obviamente, inteiramente especulativo, mas a Vanarama diz que baseou o modelo SUV cupê em "patentes genuínas apresentadas pela Apple".



Os renders da Vanarama têm vários recursos baseados em patentes da Apple, como a forma como os assentos giram totalmente para transformar o interior em uma configuração de sala de estar, e o design sem pilares, que fornece facilidade de acesso.


Outras áreas inspiradas nas patentes da gigante de Cupertino incluem portas que "oferecem maior flexibilidade para movimentação e carregamento de passageiros, com janelas escavadas que aumentam a altura livre durante o embarque".



Os toques internos, também baseados em patentes, incluem a Siri embutida na coluna de direção (com base em uma patente para um assistente automatizado inteligente) e um painel e tela de navegação totalmente personalizáveis.


Os floreios estilísticos, por sua vez, são inspirados nos produtos da Apple, como as maçanetas retráteis que lembram os botões do iPhone e a grade em forma de rede, inspirada nas aberturas circulares do Mac Pro, completas com o logotipo brilhante das gerações anteriores do MacBook. O acabamento branco fosco é "um esquema de cores popular desde o lançamento do ‌iPhone‌ 4 em 2010".



As patentes não garantem que a Apple construirá um ‌Apple Car‌, mas fornecem evidências de que a empresa está pesquisando o desenvolvimento de veículos, e muitos rumores sugerem que ela está entrando no mercado de carros.


No mês passado, a Bloomberg informou que a Maçã está retomando seu trabalho em um carro projetado pela própria empresa e tem como objetivo criar um veículo totalmente autônomo. Diz-se que a Apple deseja projetar um carro que não tenha volante ou pedais, e com um interior voltado para a direção automática. A empresa ainda estaria discutindo a inclusão de um volante, que pode ser necessário para que as pessoas possam assumir o controle em uma situação de emergência.



A Bloomberg também relatou que a Apple considerou um design semelhante ao Lifestyle Vehicle de Canoo, no qual os passageiros se sentam nas laterais do carro, um de frente para o outro.


De acordo com rumores, a Apple pretende lançar seu veículo autônomo em quatro anos, o que colocaria uma estreia por volta de 2025. Se a Maçã será capaz de atingir essa meta dependerá de se a Apple conseguirá desenvolver um sistema autônomo completo.



Fontes: MacRumors e Bloomberg

12/12/2021 - 4h41