top of page
  • Foto do escritorRafael de Angeli

Documento interno da Apple 'confirma' que Wi-Fi 6E será limitado aos modelos Pro do iPhone 15

Vários rumores sugeriram que os modelos de próxima geração do iPhone 15 adotarão o padrão Wi-Fi 6E que a Apple já introduziu no iPad Pro, Mac mini e MacBook Pro. Um documento vazado com detalhes importantes parece confirmar os planos da empresa.


Originário do pesquisador e leaker Unknownz21 (@URedditor), o documento apresenta diagramas da arquitetura da antena do ‌iPhone 15‌. D8x refere-se aos modelos ‌iPhone 15‌ Pro e as informações indicam que a especificação Wi-Fi 6E mais rápida será limitada ao ‌iPhone 15‌ Pro e ‌iPhone 15‌ Pro Max (ou iPhone 15 Ultra).


Os modelos ‌padrão do iPhone 15‌ (15 e 15 Plus), rotulados como D3y, continuarão a usar o Wi-Fi 6 em vez do Wi-Fi 6E. Para referência adicional, D7x refere-se aos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max, e D2y refere-se aos iPhones 14 e 14 Plus, com o documento descrevendo as mudanças no design da antena entre os ‌iPhones 14 Pro‌ e ‌15‌ Pro. O site MacRumors divulgou documentação adicional indicando que o Wi-Fi 6E será um recurso exclusivo dos modelos Pro (ou Ultra).


O Wi-Fi 6E já foi adicionado a alguns produtos da Apple, mas está limitado ao iPad Pro‌, Mac mini e MacBook Pro mais recentes. A Maçã nunca restringiu novos padrões Wi-Fi a um iPhone Pro, mas os modelos ‌do iPhone 15‌ Pro terão vários recursos que não estarão disponíveis no ‌iPhone 15‌, e limitá-lo faz sentido, para a empresa, do ponto de vista de custo e disponibilidade.


O Wi-Fi 6E permite que os dispositivos se conectem a roteadores e modems compatíveis com o padrão Wi-Fi 6E, uma tecnologia mais recente e ainda não difundida. Os roteadores Wi-Fi 6E começaram a ser lançados apenas nos últimos anos e muitas pessoas e empresas ainda não fizeram o upgrade. Os roteadores Wi-Fi 6E incluem a banda de 6 GHz, além das bandas de 2,4 e 5 GHz e, para usar o 6 GHz, são necessários um roteador Wi-Fi 6E e um dispositivo Wi-Fi 6E.


Comparado ao Wi-Fi 6, o Wi-Fi 6E oferece mais largura de banda, fornecendo velocidades de conectividade mais rápidas, menor latência e maior capacidade. O Wi-Fi 6E fornece 1,2 GHz a mais de espectro na banda de 6 GHz e pode suportar cobertura gigabit doméstica inteira, conectividade multigigabit para locais e possui largura de banda para fluxos de dados mais altos, como os usados para experiências de AR e VR (realidade aumentada e realidade virtual).


Como o Wi-Fi 6E requer roteadores e dispositivos compatíveis com o padrão, é praticamente uma banda vazia, no momento, com pouco tráfego, o que significa que os modelos ‌do iPhone 15‌ Pro com Wi-Fi 6E poderão se conectar a redes Wi-Fi 6E que não têm muita concorrência em termos de tráfego de outros dispositivos.


No passado, o leaker Unknownz21 vazou informações sobre dispositivos como o ‌iPhone 14‌ e, em 2020, conseguiu obter uma cópia do iOS 14 antes de seu lançamento, compartilhando detalhes sobre a atualização. Unknownz21 disse que o diagrama é "apenas a ponta do iceberg" e que vazamentos adicionais da linha ‌iPhone 15‌, incluindo imagens completas, virão antes de os novos modelos ‌estarem programados para passar para o EVT (engineering validation test - teste de validação de engenharia), etapa que deve ocorrer em março.


iPhone 15 Ultra Concept / Source: Reddit

Os documentos que o leaker obteve também confirmam que os modelos ‌do iPhone 15‌ Pro contarão com chips A17 de 3 nanômetros mais rápidos e botões de volume e energia em estado sólido. Os iPhones 15‌ e 15 Plus continuarão a usar chips A16, conforme rumores anteriores, e não contarão com botões de volume redesenhados.



Fonte: MacRumors

28/01/2023 - 16h20

Comments


bottom of page