top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dada

Do evento 'Wonderlust' à realidade: entenda o potencial das câmeras dos iPhones 15 Pro e o vídeo 3D

Vídeo espacial: uma nova dimensão em gravação promete transformar a experiência visual para os usuários dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max.

iPhones 15 Pro

No recente evento Wonderlust, a Apple destacou as inovações do sistema triplo de câmeras do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max. A empresa ressaltou que o iPhone 15 Pro "redefine o que é possível capturar com um smartphone", aludindo à sua capacidade de suportar "vídeo de computação espacial". Embora essa funcionalidade tenha sido mencionada, detalhes mais profundos não foram apresentados durante a ocasião.


Para quem não está familiarizado, o vídeo espacial é a denominação da Apple para o que é, essencialmente, um vídeo 3D. O iPhone 15 Pro é capaz de gravar vídeos espaciais nativamente, combinando imagens capturadas pelos sensores das câmeras principal e grande-angular. O resultado é algo semelhante a um vídeo estereoscópico.


Uma pessoa assistindo a um vídeo com um Apple Vision Pro

Este vídeo 3D pode ser reproduzido usando o headset (denominado como Computador Espacial) Apple Vision Pro, que será lançado no próximo ano. Isso permitirá que os usuários revivam suas memórias de uma forma totalmente imersiva.


Greg "Joz" Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, fez um tour rápido pelas novas capacidades da câmera dos iPhones 15 Pro. Entre as características destacadas, está a capacidade de gravar vídeo 4K ProRes a 60 quadros por segundo e um zoom óptico de 5x no iPhone 15 Pro Max.


Câmeras do iPhone 15 Pro Max

No entanto, ainda há questões não respondidas. Por exemplo, não está claro qual formato de arquivo único esses vídeos espaciais usarão ou quão grandes eles serão. Presumivelmente, os usuários dos iPhones 15 Pro precisarão selecionar um novo modo especial no aplicativo da câmera para capturar o vídeo espacial. Como esses vídeos serão salvos no aplicativo Fotos e se poderão ser reproduzidos no iPhone de alguma forma também são incógnitas.


A gigante de Cupertino certamente revelará as respostas para essas questões em breve. A capacidade de gravar vídeo espacial com um iPhone 15 Pro ainda não está disponível, mas, segundo a empresa, "chegará ainda este ano".



Fontes: Apple e MacRumors

19/9/2023 - 3h54

Comments


bottom of page